O Dia da Consciência Negra, feriado nacional celebrado em 20 de novembro, cairá em uma quinta-feira. Isso significa que alguns trabalhadores poderão emendar a sexta-feira e garantir quatro dias de descanso, de quinta a domingo.
O Dia da Consciência Negra foi instituído como feriado nacional no final de 2023, pela Lei 14.759/2023. Antes, a data já era reconhecida em seis estados e em cerca de 1,2 mil cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e Mato Grosso.
A escolha de 20 de novembro lembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil no período colonial, assassinado em 1695. A data foi proposta por estudiosos e ativistas gaúchos como alternativa à celebração de 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura.
Penúltimo feriado prolongado em Curitiba
Antes do dia 20 de novembro, os curitibanos terão outra possibilidade de feriado prolongado. Embora o Dia da Independência, em 7 de setembro, caia em um domingo, a segunda-feira, 8 de setembro, será ponto facultativo em homenagem a Nossa Senhora da Luz, padroeira do município. Com isso, a capital paranaense ganha um descanso extra no início de setembro.
2026 terá mais feriados prolongados
Para quem já pensa em 2026, o calendário promete mais feriados prolongados. O Dia do Trabalho, em 1º de maio, cairá numa sexta-feira, garantindo um fim de semana estendido. O 7 de setembro e o 12 de outubro cairão em segunda-feira, assim como 2 de novembro, Finados. Já o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será numa sexta-feira, oferecendo mais uma oportunidade de descanso e viagem.
Com planejamento, curitibanos e turistas podem aproveitar essas datas para viagens curtas, passeios culturais ou simplesmente descansar sem comprometer a rotina.