Natal de Curitiba: veja 18 atrações na programação deste fim de semana

Natal de Curitiba vai abrindo cada vez mais atrações

Comunicação Social PMC
roda gigante

Curitiba iluminada (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais ganha cada vez mais fôlego com novas atrações sendo abertas, diversificando ainda mais os eventos do maior Natal do País. Este final de semana pode ser uma boa oportunidade para percorrer a cidade e ver os encantos do Natal.

Nesta sexta-feira (29), por exemplo, começa a circular a linha especial X50-Natal Parque Barigui, que está todo enfeitado e iluminado. A linha vai funcionar até o dia 22 de dezembro. Na próxima quinta começa a funcionar a linha do Parque Náutico.

E entre a noite desta sexta e o domingo (01) são muitas as atrações espalhadas pela cidade. Tem Ópera no setor histórico, Auto de Natal no Passeio Público, Expresso Natal do Madalosso, a Rua Iluminada da Família Moletta, entre outras que prometem deslumbrar o curitibano e os visitantes.

Veja o que este fim de semana oferece no Natal de Curitiba

Parque Barigui

Linha especial de ônibus (Foto: Hully Paiva/SMCS)

O passeio com a linha X50 sai do Terminal Campina do Siqueira até o Parque Barigui, com embarques a partir das 18h40 até 21h, com ônibus a cada dez minutos. No Barigui, os ônibus farão desembarque de passageiros no estacionamento, próximo ao portal. O embarque na volta será feito no mesmo local. Os ônibus vão operar sem catraca. Os passageiros pagarão passagem apenas na ida, de R$ 6, com acesso pelo Terminal Campina do Siqueira. A volta será gratuita até o terminal, onde os passageiros poderão fazer a integração com outras linhas.

No Barigui, um dos principais pontos do Natal de Curitiba, a população poderá conferir a tradicional árvore, de 25 metros de altura, três metros a mais do que nas edições anteriores. A maior árvore da cidade terá mais de 50 mil microlâmpadas em LED. A atração, que também ganhará um show com 600 drones em dezembro, tem patrocínio do ParkShoppingBarigüi. A enorme estrutura irá integrar três das atrações que ocorrerão no Barigui.

Além da árvore de 25 metros, o tradicional parque tem um Caminho de Luz com patrocínio da Ligga e espetáculos em um palco próximo às duas outras experiências promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba. O Caminho de Luz da Ligga, que poderá ser percorrido a pé ou de bicicleta, também será inclusivo. Pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção também poderão percorrer o circuito natalino usando as scooter patrocinadas pelo Grupo Air.

Em razão da chuva, o show de drones, que antes aconteceria nesta sexta-feira, foi transferido para o domingo, dia 01/12, às 20h30.

Feiras Especiais

Feira de Natal na Osório (Foto: Rafael Silva)

Nas praças Osório e Santos Andrade a opção são as Feiras Especiais de Natal. Ambas abriram na quinta e podem ser visitadas até o dia 23 de dezembro.

A Feira da Praça Osório funciona de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h. A da Santos Andrade tem horário diferente: de segunda a sábado, das 10h às 20h, e domingos, das 12h às 18h30.

Ópera nas Ruínas

Ruínas do São Francisco (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

No Centro Histórico, acontece uma atração inédita na programação do Natal: o Largo das Óperas, série de apresentações com cantores e cantoras que celebra a imigração italiana no Brasil. A estreia aconteceria na quinta-feira (28), nas Ruínas de São Francisco, mas foi cancelada por causa da chuva.

Mas, nesta sexta-feira, a coordenação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 informa que o espetáculo Largo das Óperas voltará a ser encenado em seu palco original, nas Ruínas de São Francisco, a partir desta sexta-feira, às 20h. Em caso de chuva, a apresentação será transferida para a Galeria das Ruínas, localizada logo abaixo do palco principal, garantindo a continuidade da programação. 

Reis Magos na Ilha da Ilusão

Encenação no Passeio Público (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

O Auto de Adoração dos Reis Magos no Passeio Público, na Ilha dos Poetas, é uma dramatização poética e musical da chegada dos três reis magos: Melchior, Balthazar e Gaspar. Eles protagonizam a emocionante jornada guiados pela Estrela Guia até a manjedoura do menino Jesus. A encenação ao ar livre, produzida pela Fundação Cultural de Curitiba, promete encantar toda a família. As apresentações acontecem de quinta a domingo, às 19h30, até o dia 22 de dezembro. Em caso de chuva, o espetáculo poderá ser cancelado.

Roda-gigante e o corredor do Natal

Roda-gigante na Boca Maldita (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

O tradicional calçadão da Rua XV de Novembro, se transformou em um verdadeiro corredor de encantamento com as atrações natalinas patrocinadas por O Boticário. A Roda-Gigante e a Árvore da Vida compõem a programação do Natal de Curitibam, e são atrações gratuitas para curitibanos e turistas aproveitarem o centro da cidade.

A roda-gigante O Boticário, instalada na Boca Maldita, funciona de terça a domingo, das 16h às 22h. Com 20 metros de altura e 16 cabines para até quatro pessoas, a roda-gigante oferece uma vista privilegiada da Praça Osório e do iluminado corredor do calçadão, prometendo uma experiência inesquecível tanto de dia quanto à noite.

Já a Árvore da Vida, localizada em frente ao chafariz da Rua XV, entre a Rua Dr. Muricy e a Avenida Marechal Floriano Peixoto, completa as atrações do Natal da Rua XV e encanta com seus oito metros de altura.

Expresso de Natal

Expresso do Natal no Madalosso (Divulgação)

A 5ª edição do “Natal Encantado da Família Madalosso”, com o espetáculo “O Expresso de Natal” também é opção de um bom passeio. Promovido pelo Restaurante Família Madalosso, o evento acontece na Vila Madalosso, no bairro italiano de Santa Felicidade até 23 de dezembro, com uma agenda repleta de atrações culturais, imersivas e decorações especiais para a comunidade aproveitar.

Parte ainda do calendário oficial de Curitiba, o Natal Encantado da Família Madalosso tem apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e deve receber cerca de 70 mil pessoas durante toda a programação, de acordo com a coordenação do evento. A apresentação neste fim de semana acontece no domingo, às 19 horas.

Até 23 de dezembro O Expresso de Natal tem atrações para todas as idades, desde neve artificial, roda-gigante, montanha-russa, uma tirolesa de 70 metros, além de espaços interativos para fotos e muita diversão. 

Natal das Etnias

Natal no Bosque do Papa (Cesar Brustolin/SMCS/Arquivo)

O fim de semana também tem o Natal das Etnias, no Bosque do Papa, no sábado e no domingo. O evento reúne diversas comunidades étnicas que compõem Curitiba e que sempre celebram e enriquecem o Natal de Curitiba com suas tradições, culturas, costumes e danças típicas. Serão 13 grupos folclóricos e duas encenações.

No sábado tem diferentes atrações e a benção especial que será dada pelo Padre Polonês Kazimierz Dlugosz. E o domingo inicia com almoço típico polonês o espetáculo se encerra com o belíssimo Jaselka, Auto de Natal Polonês com o Grupo Wisla.

Rua Iluminada

Rua iluminada no Umbará (Foto: Rafael Silva)

Tradição do Natal de Curitiba nos últimos anos, a Rua Iluminada da Família Moletta já está trazendo brilho para a cidade. Localizada no Umbará, a rua da tradicional família tem dez casas com iluminação especial, além de diversas atrações e um show de luzes.

A decoração é feita com 1 milhão de enfeites luminosos ao longo de 300 metros, dando brilho às casas, árvores, flores e guirlandas. O espaço também tem um presépio, casa do Papai Noel, praça de alimentação e uma árvore de Natal de 30 metros, onde acontece um show de luzes todos os dias, às 20h15.

A população tem até 30 de dezembro para conferir a decoração, que funciona todos os dias, das 19h30 às 23h. O valor do ingresso é R$ 30 e não é necessário agendamento. Fica na Rua Nicola Pellanda, 5.962, Umbará. Show de luzes às 20h15

Bosque Alemão e a oficina de bolachas

Oficina de bolachas (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Quem chega ao Bosque Alemão pela esquina das ruas Nicolau Paganini e Schubert encontra o Oratório de Bach com uma decoração especial. No interior, os curitibinhas poderão fazer fotos com o Papai e a Mamãe Noel, das 9h às 18h.

Outro destaque destinado ao público infantil no Oratório são as oficinas de preparação de bolachas confeitadas com o tema natalino. Serão 30 oficinas gratuitas, de quinta a domingo, até 22 de dezembro. Nesta sexta às 10 e 15 horas e no sábado e domingo às 11 e 15 horas.

A trilha João e Maria do Bosque Alemão foi decorada integralmente com motivos natalinos, uma opção a mais de passeio para os curitibinhas, com 12 km de iluminação de microlâmpadas. O bosque também terá a Festa das Lanternas, um espetáculo luminoso de origem alemã, que ocorrerá no segundo domingo de dezembro.

Presépios em tamanho natural

Presépio no Lago Azul (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Em tamanho natural, as peças dos presépios da Rua da Cidadania do Bairro Novo, no Sítio Cercado, são criação da artista plástica Rosa Magalhães, da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, e integram o acervo da Fundação Cultural de Curitiba. A visitação pode ser feita das 8h às 23h, todos os dias.

Outro presépio, no Parque Lago Azul, está montado em frente ao antigo moinho de milho, uma das construções originais do local. Neste presépio, músicos, também em tamanho natural, compõem o presépio com a Sagrada Família. No Lago Azul, o presépio pode ser visitado das 8h às 21h, todos os dias da semana.

Orquestra infantil

A Orquestra Infantil Alegro (OIA) se apresenta neste sábado e também no 7 de dezembro, às 15h, no Parquinho Positivo, no Parque Barigui, como parte da programação especial de final de ano dos Colégios Positivo. Formada por jovens instrumentistas de Curitiba e região metropolitana, a OIA é um projeto que transforma vidas por meio da música. A Alegro atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nas cidades de Curitiba, Piraquara, Almirante Tamandaré, Lapa, Palmeira e Barbacena-MG, oferecendo ensino musical e a oportunidade de tocar um instrumento. As apresentações são abertas ao público, reforçando o compromisso do Positivo com a inclusão e o acesso à cultura.

Floresta Encantada

Floresta Encantada Electrolux, no Bosque Zaninelli, no Pilarzinho (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

A Floresta Encantada Electrolux, no Bosque Zaninelli, no Pilarzinho, teve apresentações do espetáculo Estrela de Belém, inspirado em poemas de Helena Kolody e Olavo Bilac, até a quarta-feira (27) passada. Mas a decoração pode ser visitada até dia seis de janeiro. O local foi decorado com milhares de luzes e uma árvore com 12 metros de altura.

O Bosque Zaninelli, conhecido por sua beleza natural e pela presença da Escola de Sustentabilidade, será o palco, aos fins de semana, de um espetáculo de luzes e projeções de imagens. Os paredões de pedra atrás do lago serão transformados em telas gigantes e naturais, exibindo um show de imagens.

Fantástica Fábrica do Papai Noel – Natal Sem Fome

Evento solidário e divertido (Divulgação/Guia Natal Curitiba)

A “Fantástica Fábrica do Papai Noel – Natal Sem Fome” é um evento natalino que celebra o espírito natalino, promove a solidariedade e beneficia a comunidade local. Os visitantes poderão desfrutar de uma série de atividades emocionantes, incluindo contação de histórias, pintura e desenho, hospital de brinquedos, presépio, peças teatrais, pintura de rosto, mini mundo com trem elétrico, escritório e correio do Papai Noel e muito mais.

O evento, organizado pelo Centro Universitário de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná – UniEnsino (Rua Frederico Maurer, 2555, Hauer), tem como objetivo arrecadar alimentos. Nesta sexta e sábado, sempre às 19 horas. Também acontece nos dias 6, 7, 13 e 14 de dezembro. Entrada gratuita.

No Jardim Botânico

Show de luzes no Jardim Botânico (Franklin de Freitas/Arquivo BP)

O espírito do Natal ganha vida de forma mágica no Jardim Botânico com o espetáculo Um Natal para Todo Mundo! neste domingo.  Inspirado no clássico “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, este evento reúne atores e cantores em uma apresentação que celebra a união, a diversidade e as histórias dos povos que formam a identidade de Curitiba. Início às 19h30.

Além do espetáculo, o público também pode aproveitar a decoração de Natal do Jardim Botânico, que vai de 22 de novembro a 06 de janeiro.

Colheita de Natal

Colheita de Natal (Foto: Ceasa)

Pela primeira vez, a Ceasa de Curitiba também vai fazer parte do circuito natalino da Capital. O estacionamento da central de distribuição, localizada no bairro Tatuquara, está sendo decorado para receber o evento Colheita de Natal, que acontece entre 1º e 21 de dezembro.

A principal atração é o espetáculo Sabores Mágicos da Floresta Encantada, uma encenação musical que celebra os alimentos comercializados no local e conscientiza sobre os benefícios da alimentação saudável.

Durante esse período, a cenografia da Floresta Encantada estará aberta à visitação das 19h às 21h30, oferecendo um ambiente repleto de cores, formas e surpresas, inspirado nos alimentos frescos, flores, plantas e legumes que são símbolos do trabalho da Ceasa. Ele vai contar com parque infantil e vários elementos “instagramáveis”.

Coral Folclórico Italiano de Santa Felicidade

Celebre o Natal com o Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade, que irá apresentar um repertório especial de músicas italianas e tradicionais natalinas.

Com 75 anos de história, o Coral mantém viva a tradição italiana e encanta o público com suas vozes melodiosas. As apresentações serão um presente para toda a comunidade, reforçando a cultura, a tradição e o espírito natalino de Santa Felicidade. Veja as datas das apfresentações:

30/11 (sábado) – 19h: Restaurante Veneza

01/12 (domingo) – 14h: Vila Rialto

07/12 (sábado) – 19h: Vinícola Dom Romani

08/12 (domingo) – 14h: Móveis Túlio

14/12 (sábado) – 19h: Vinícola Durigan

15/12 (domingo) – 14h: Restaurante Cascatinha

18/12 (quarta-feira) – 19h: Lotérica Santa Felicidade

21/12 (sábado) – 19h: Sicredi Santa Felicidade

Atrações que se despendem nesta sexta

Última chance (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

No Largo da Ordem, o Auto da Anunciação do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo começa às 19h30, com anjos, corais e uma emocionante formação de presépio. Este espetáculo, que abriu a programação natalina deste ano, faz a última apresentação nesta sexta-feira.

Show de patinação (Foto: Hully Paiva/SMCS)

O espetáculo de patinação de Natal na Praça Oswaldo Cruz que começou nesta semana também faz sua última apresentação nesta sexta, às 21 horas.

Que tal uma sugestão de passeio de bicicleta

Árvore de Natal próximo à Prefeitura (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais tem vários roteiros possíveis e um deles traz a bicicleta como protagonista e alternativa para um passeio sustentável, agradável e acessível.

Para quem busca combinar o encantamento do Natal com uma atividade saudável, aliada ao meio ambiente, foram criados três níveis de roteiros de bicicletas: iniciante, para quem não está acostumado a pedalar e quer um passeio mais leve; intermediário, sugerido para quem tem disposição; e o avançado, indicado aos ciclistas experientes e com maior preparo físico.

Quem não tem bicicleta pode alugar bikes compartilhadas da empresa Tembici. São 500 bicicletas, entre mecânicas e elétricas, disponíveis em estações fixas para locação por meio de aplicativo.

Nível Iniciante – 5,6 km

No Largo da Ordem, na Alameda Doutor Muricy, ao lado do Liceu das Artes, você encontra uma estação Tembici. Pedale pela Rua São Francisco até o Passeio Público. Passe em direção ao Memorial Árabe e siga a ciclovia ao lado do Rio Belém até o Bosque do Papa. Retorne pela ciclovia até a Rua Ernani Santiago de Oliveira, confira a árvore de Natal do Centro Cívico e retorne ao Passeio Público.

Nível Intermediário – 8,5 km

Inicie no Carrossel do Passeio Público. Você encontra uma estação Tembici próxima à Praça Gibran Khalil. Passe pela ciclovia da Rua Mariano Torres em direção à Rodoferroviária. Vire na Avenida Presidente Affonso Camargo, contornando o Jardim Musical no Jardim Botânico. Retorne ao Passeio Público.

Nível Avançado – 17,5 km

Parta do Passeio Público pela Praça Gibran Khalil, onde você encontra uma estação da Tembici, atravesse o Centro Cívico e admire a árvore de Natal. Siga pela ciclovia até o Parque São Lourenço, passando pelo Bosque João Paulo II. Continue até o Parque das Pedreiras, visite a Floresta Encantada na Escola de Sustentabilidade. Conclua o desafiante trajeto no Parque Tingui, apreciando o Memorial Ucraniano. Retorne ao Passeio Público.

Veja a programação do Natal de Curitiba no https://guia.curitiba.pr.gov.br/