Esta quarta-feira (4) é dia mundial do guepardo. Trata-se do animal que corre mais rápido em todo o mundo. A data é reconhecida mundialmente e tem como objetivo a conscientização sobre a importância de proteger este animal, que está ameaçado de extinção.
Em corridas, os guepardos podem atingir 110 km/h. É a maior velocidade atingida em terra por um animal — algumas aves podem atingir velocidades maiores, mas apenas em voo.
Antigamente, o guepardo era encontrado em quase toda a África, no Oriente médio e em parte da Ásia. Hoje, com a ameaça de extinção, ele só é encontrado em alguns poucos lugares na África — principalmente na Namíbia — e em parte do Irã. Estima-se que há 12 mil exemplares na natureza.
O guepardo possui diferenças peculiares em relação a outros felinos de grande porte, como tigre, leão, onça ou leopardo. Seu corpo é esguio, com pernas finas e patas mais adaptadas à corrida. Mede 2 metros de comprimento (incluindo a cauda) e pesa no máximo 64 kg. A pelagem se diferencia pelas pintas simples espalhadas, enquanto leopardos e onças têm “rosetas”.
Além disso, o guepardo possui comportamento diurno e pode formar grupos pequenos, de até quatro indivíduos — de todos os felinos, apenas os leões vivem em bandos grandes.