A ministra da SaĂºde, NĂ­sia Trindade, afirmou nesta quarta-feira, 22, que a pasta mantĂ©m conversas constantes com o Instituto Butantan para viabilizar a distribuiĂ§Ă£o do imunizante contra dengue desenvolvido na instituiĂ§Ă£o quando ele for aprovado pela AgĂªncia Nacional de VigilĂ¢ncia SanitĂ¡ria (Anvisa), mas ressaltou que a produĂ§Ă£o atual ainda nĂ£o Ă© capaz de suportar uma campanha ampla.

“O Butantan estĂ¡ produzindo, mas nĂ£o hĂ¡ previsĂ£o de uma vacinaĂ§Ă£o em massa neste ano de 2025, independentemente da Anvisa, porque Ă© preciso ter escala nessa produĂ§Ă£o”, disse NĂ­sia na coletiva de imprensa. Segundo o Butantan, a expectativa Ă© fabricar 1 milhĂ£o de doses em 2025 e mais 100 milhões nos prĂ³ximos trĂªs anos.

O inĂ­cio da fabricaĂ§Ă£o foi anunciado pelo instituto cerca de um mĂªs depois do envio Ă  Anvisa da Ăºltima leva de documentos necessĂ¡rios para o pedido do registro do imunizante, batizado de Butantan-DV. A avaliaĂ§Ă£o ainda nĂ£o foi concluĂ­da e, atĂ© o momento, a vacina nĂ£o tem aval para distribuiĂ§Ă£o e aplicaĂ§Ă£o.

Segundo a ministra, a pasta estĂ¡ investindo em ações de vigilĂ¢ncia junto aos Estados e MunicĂ­pios e farĂ¡ uma reuniĂ£o com o MinistĂ©rio da EducaĂ§Ă£o (MEC) para fortalecer as ações de prevenĂ§Ă£o e conscientizaĂ§Ă£o sobre a dengue nas escolas.

“É muito importante, Ă© uma vacina em uma dose, atĂ© onde os estudos clĂ­nicos apontam tem uma excelente eficĂ¡cia, mas para 2025 ainda nĂ£o serĂ¡, digamos, a soluĂ§Ă£o que nĂ³s esperamos”, afirmou NĂ­sia.

Formulada para proteger contra os quatro sorotipos do vĂ­rus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), a Butantan-DV demonstrou eficĂ¡cia e segurança em pessoas de 2 a 59 anos, segundo os resultados publicados na revista cientĂ­fica The Lancet Infectious Diseases. Se aprovada, a vacina serĂ¡ a primeira do mundo em dose Ăºnica contra a doença.

De acordo com a Anvisa, a anĂ¡lise de pacotes de processos de submissĂ£o contĂ­nua – formato em que a documentaĂ§Ă£o foi apresentada – costuma durar cerca de 90 dias. Nesse caso, como o pacote de dados foi submetido em 16 de dezembro, a expectativa Ă© de que o parecer seja divulgado atĂ© meados de março.

A vacina atual: Qdenga

O Brasil tem um imunizante disponĂ­vel contra a doença, a vacina Qdenga. Mas o produto, fabricado pela farmacĂªutica japonesa Takeda, precisar ser importado e requer duas doses para a imunizaĂ§Ă£o.

AlĂ©m disso, a empresa tem capacidade limitada de produĂ§Ă£o e as doses sĂ£o insuficientes para atender todo o pĂºblico para qual a vacina foi aprovada pela Anvisa: pessoas de 4 a 60 anos. Com isso, apenas crianças de 10 a 14 anos, moradoras dos 1.920 municĂ­pios prĂ©-selecionados, podem tomar a Qdenga na rede pĂºblica e, na rede particular, cada dose custa mais de R$ 300.