Um policial penal foi preso neste domingo (31), dois dias após atirar no pé de um entregador de comida em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro. A vítima, Valério de Souza Júnior, afirmou que o tiro ocorreu após ele se recusar a subir no apartamento para fazer a entrega da encomenda. A polícia não informou se o agente apresentou advogado.

O caso ocorreu no final da noite de sexta-feira (29). Um vídeo feito pela própria vítima mostra o agente aparentemente alcoolizado e flagra o momento do disparo. O entregador diz que é morador do bairro e pede socorro ao porteiro do prédio. O agente foi identificado como José Rodrigo da Silva Ferrarini.

Valério foi socorrido e recebeu atendimento médico, mas permanece com o projétil alojado. “Não sei quando vou voltar a trabalhar, ainda preciso de dinheiro para o tratamento”, disse. Motoboys chegaram a fazer um protesto na porta da residência do agente, com um buzinaço, pedindo justiça. No sábado (30), o agente chegou a ser ouvido na delegacia, mas foi liberado.

Após analisar as provas, a Polícia Civil representou pela prisão na Justiça e o mandado foi expedido neste domingo. A arma usada no crime foi recolhida para perícia. A Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) abriu um processo disciplinar, que pode resultar na expulsão do agente. Em nota, classificou a atitude do policial como abominável e que “não representa a categoria”.

Também em nota, o iFood afirmou que entregadores não têm obrigação de subir até apartamentos e que disponibilizou suporte jurídico e psicológico a Valério.