A primeira onda de frio deste ano deve deixar várias cidades brasileiras congeladas. Maio vai terminar com uma queda acentuada das temperaturas no Sul do País, além de áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e Estados do Norte como Rondônia, Acre e Amazonas.
A massa de ar polar chegou nessa terça-feira, 27, no Sul, e avança para o País até sexta-feira, 30. O Rio Grande do Sul também foi impactado por uma frente fria que trouxe chuva para o Estado gaúcho.
Leia mais:
Segundo a Climatempo, são esperados novos recordes de baixa temperatura para o ano em todas as capitais da região Sul do Brasil, em São Paulo, Campo Grande e em Cuiabá. Porto Velho e Rio Branco também são candidatas a terem recorde de frio.
“Estas são as capitais com grande probabilidade de registrar os recordes de menor temperatura mínima (menor temperatura do ano) e algumas também de menor temperatura máxima”, projeta a empresa brasileira de meteorologia.
O deslocamento da massa de ar frio polar teve início pelo Sul do País. Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a máxima para esta quarta-feira, 28, é de 18ºC, caindo para 11ºC na quinta-feira, 29.
Em São Paulo, na região Sudeste, com a atuação posterior da condição climática, a expectativa é de máxima ainda na casa dos 27ºC nesta quarta, com declínio a partir de quinta-feira, quando os termômetros não devem ultrapassar os 19ºC.
“São as massas de ar frio continentais que conseguem levar o ar gelado para o interior do Brasil, causando temperaturas realmente baixas no interior do Sudeste, no Centro-Oeste e também o fenômeno da friagem em parte da região Norte”,
afirma a Climatempo.
Alerta Inmet para queda da temperatura
Nessa terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para queda de temperatura em ao menos doze Estados brasileiros. Faltando menos de um mês para o inverno, que tem início em 20 de junho, esta deverá ser a primeira onda de frio deste ano.
Veja a seguir quais cidades podem registrar recorde de temperaturas:
A expectativa é que os recordes de menor temperatura do ano ocorram na madrugada ou nas primeiras horas da manhã da sexta-feira, 30, ou sábado, 31. Em algumas regiões do sul, pode haver geada e/ou neve -mesmo fora de regiões serranas, segundo a Climatempo.
– Porto Alegre entre 7°C e 9°C – recordes atuais: 9,2°C/19,9°C
– Florianópolis entre 9°C e 11°C – recordes atuais: 12,4°C/21,7°C
– Curitiba entre 2°C e 4°C – recordes atuais: 9,5°C/17,1°C
– São Paulo entre 8°C e 10°C- recordes atuais: 13,3°C/16,8°C
– Campo Grande entre 4°C e 6°C – recordes atuais: 13,8°C/22,6°C
– Cuiabá entre 11°C e 13°C – recordes atuais: 19,0°C/26,0°C
– Rio Branco entre 14°C e 16°C – recordes atuais: 20,4°C/26,3°C
– Porto Velho entre 18°C e 20°C – recordes atuais: 23,0°C/26°C (aeroporto)
Ainda segundo a Climatempo, as baixas temperaturas devem persistir no início de junho. “Uma nova massa de ar frio deve avançar sobre o Centro-Sul do Brasil nos primeiros dias de junho mantendo ou intensificando, o que poderá causar novos recordes de frio.