IncĂªndios florestais em rĂ¡pida propagaĂ§Ă£o se espalharam nos arredores de Atenas, na GrĂ©cia, e forçaram autoridades a fechar rodovias para ajudar a proteger uma refinaria de petrĂ³leo.

Aviões e helicĂ³pteros lançadores de Ă¡gua voaram baixo atravĂ©s de uma manta de fumaça tingida de laranja pelo pĂ´r do sol para tentar conter dois incĂªndios florestais a oeste de Atenas antes do anoitecer.

A UniĂ£o Europeia prometeu assistĂªncia adicional, enquanto as previsões indicavam que mais calor extremo estava a caminho. A ItĂ¡lia e a França enviaram, cada uma, dois aviões de combate a incĂªndios para ajudar a GrĂ©cia.

Os aviões e suas equipes fazem parte de um mecanismo de proteĂ§Ă£o civil da UE e se juntarĂ£o a cerca de 30 bombeiros romenos jĂ¡ estacionados na GrĂ©cia como parte de um programa periĂ³dicos de incĂªndios da UE, disseram autoridades europeias na terça-feira.

As autoridades cancelaram fĂ©rias e licenças para os bombeiros, enquanto o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, interrompeu uma visita a Bruxelas e voltou a Atenas para se reunir com os chefes do Corpo de Bombeiros e da AgĂªncia de ProteĂ§Ă£o Civil.

Uma segunda onda de calor Ă© esperada na quinta-feira, 20, com temperaturas de atĂ© 44 º C esperadas nas partes central e sul do paĂ­s atĂ© o final da semana.