21travessia
Guarda ajuda homem com deficiência a atravessar rua no Centro de Curitiba (foto: reprodução de vídeo / Jornalista Thaís Scarpellini / Colaboração)

Dois guardas municipais tomaram a atitude de parar o trânsito no Centro de Curitiba para ajudar um homem com deficiência a atravessar a rua. A ocorrência foi na tarde desta quarta-feira (20) e teve registros em vídeo de populares.

Durante patrulhamento na área central de Curitiba, os guardas municipais Fernando Alves e Cleidson prestaram auxílio para um pedestre com deficiência visual. Ele tentava atravessar a Rua Monsenhor Celso, nas proximidades da Praça Tiradentes. Contudo, diante do intenso fluxo de veículos, o homem, identificado como Haroldo, não conseguia atravessar, mesmo com o sinal aberto para os pedestres.

Ao ver a cena, os dois agentes posicionaram as motocicletas no trecho da via para interromper temporariamente o tráfego. O GM Fernando Alves se apresentou, ofereceu ajuda e acompanhou o homem até o outro lado da rua em segurança. Em seguida, o trânsito ficou liberado.

“No dia a dia, estamos acostumados a lidar com situações complexas, ocorrências tensas e exigentes. Porém, são justamente esses pequenos gestos, quase invisíveis, que me lembram o porquê de vestir esse uniforme da Guarda Municipal”, disse Fernando Alves. “Ajudar alguém, mesmo em algo tão básico como atravessar uma faixa de pedestre, traz um sentimento de dever cumprido que não tem preço. Servir ao próximo, muitas vezes, se resume a estar disponível no momento em que ele mais precisa. E foi isso que senti: a alegria simples de ser útil”.

O gesto foi registrado em imagens por populares que estavam presentes no local, onde mostra os guardas parando o trânsito e garantindo a travessia com atenção e cuidado.

Vídeo: Thaís Scarpellini / colaboração