
O uso de um helicóptero equipado com alta tecnologia embarcada foi determinante para a recuperação de um caminhão roubado. O trabalho foi realizado com a participação do Projeto Falcão, da Polícia Militar do Paraná (PMPR) nesta quarta, 14, na área rural de Santa Terezinha do Oeste, município vizinho de Cascavel, no Oeste do Estado.
Leia mais:
O caminhão estava no meio de um plantação de milho e a ação integrada mobilizou equipes do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), do 6º Batalhão de Polícia Militar e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON).
Caminhão transportava material de escritório e contrabando
O caminhão havia saído de Chapecó, em Santa Catarina, e de acordo com informações estava carregada inicialmente com produtos de escritório. Quando ela foi localizada, porém, ela estava com cargas de celulares e cigarro eletrônicos, cuja comercialização é ilegal no Brasil.
Durante a operação, um homem de 65 anos foi baleado e levado em estado grave ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Outros dois suspeitos que estavam no local foram presos. Uma mulher, responsável pela chácara onde o veículo e a carga foram encontrados foi detida por receptação.
Motorista do caminhão foi preso
O motorista do caminhão também foi preso, sob suspeita de envolvimento no transporte de produtos contrabandeados.
O veículo e a carga foram encaminhados à Polícia Federal em Cascavel, responsável pelas investigações, que agora apura as circunstâncias do crime e o envolvimento de todos os detidos.
- Inscrições para concurso da Polícia Militar e Bombeiros são prorrogadas até 19 de maio
- Operação da PCPR prende 10 pessoas investigadas por esquema de roubo de cargas
Aeronave com alta tecnologia embarcada

A ação teve o apoio da aeronave Falcão 12, do BPMOA, uma das duas utilizadas no Projeto Falcão. Os helicópteros são equipados com câmeras térmicas e sistemas de comunicação de última geração, que permitem localizar suspeitos com precisão, acelerar o tempo de resposta e aumentar a segurança dos envolvidos nas operações.
Desde 2023, as aeronaves do projeto já participaram de mais de mil missões, incluindo interceptações de veículos usados no tráfico de drogas e no contrabando. Elas também atuam em apoio a operações conjuntas com outras forças de segurança, como na ocorrência em Santa Tereza do Oeste.
A operação contou ainda com o apoio de quatro viaturas da PMPR, além de socorristas e um médico do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), bem como do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.