O primeiro-ministro do JapĂ£o, Fumio Kishida, demitiu o ministro de assuntos internos neste domingo, informou o canal de televisĂ£o NHK. Minoru Terada, terceiro demitido em um mĂªs, estĂ¡ sendo criticado por irregularidades contĂ¡beis e financeiras.
A demissĂ£o Ă© mais um golpe para o Gabinete de Kishida. O ministro da RevitalizaĂ§Ă£o EconĂ´mica, Daishiro Yamagiwa, renunciou em 24 de outubro depois de enfrentar crĂticas por sua falta de explicações sobre seus laços com a Igreja da UnificaĂ§Ă£o.
HĂ¡ 10 dias, o ministro da Justiça, Yasuhiro Hanashi, foi forçado a deixar o cargo apĂ³s afirmar que seu trabalho sĂ³ era noticiado quando assinava penas de morte.
O primeiro-ministro voltou a TĂ³quio no sĂ¡bado apĂ³s uma viagem de nove dias e aparentemente enfrentou pressĂ£o dos executivos de seu partido governista para tomar uma decisĂ£o rĂ¡pida sobre Terada antes que as discussões legislativas sejam retomadas na segunda-feira.
O partido governista de Kishida precisa aprovar o segundo orçamento suplementar atĂ© março durante a atual sessĂ£o parlamentar, ao mesmo tempo em que finaliza o trabalho em uma nova estratĂ©gia de segurança nacional e diretrizes de defesa de mĂ©dio a longo prazo atĂ© o final do ano.
Fonte: Associated Press