
Considerado o mais mineiro dos paranaenses, o ex-treinador curitibano Levir Culpi realizou recentemente um tour por Minas Gerais, onde foi recebido com diversas homenagens que celebraram sua trajetória de sucesso no futebol brasileiro. Durante a viagem de carro a partir de Curitiba ao lado dos amigos e ex-jogadores Tico e Ageu, Levir teve a oportunidade de reencontrar grandes amigos do mundo da bola, como Marcelo Oliveira, Buião, Nelinho, Leandro Donizete, Maninho, Tico, Ageu, Nonato, Renato, Hudson, Custódio e Betânia entre outros, fortalecendo os laços construídos ao longo de décadas.
Em Belo Horizonte, Levir visitou a Arena Morro das Pedras onde foi recebido por Tuti Santiago e Alexandre Farias, responsáveis pelo centro de treinamento local, que desenvolve um projeto exemplar de formação de atletas. Levir foi presenteado com réplicas em miniatura dos troféus da Copa do Brasil, conquistada por ele como treinador do Cruzeiro em 1996 e do Atlético Mineiro em 2014.
Na casa do desembargador e corregedor do TJMG, Estevão Lucchesi de Carvalho, Levir foi agraciado com um troféu de honra ao mérito, em reconhecimento à sua contribuição para o futebol e à sua influência na comunidade esportiva. Estiveram presentes vários ex-jogadores e amigos de Belo Horizonte.
Outro ponto alto na capital mineira foi a visita ao Museu Clube da Esquina, em Belo Horizonte, local que celebra o movimento musical liderado por Milton Nascimento. Levir foi recebido pela curadora do Museu Virgínia Paletta Câmara, assistiu ao show de Rodrigo Borges e Marilton Borges, pianista e compositor que tocou por muitos anos com Milton Nascimento e se emocionou quando o homenagearam tocando a música ‘My Way’, de Frank Sinatra, a preferida do treinador. Ao ser anunciada sua presença no local, o público ovacionou Levir reforçando a conexão entre esporte e cultura.
No interior de Minas
O tour de Levir se estendeu ao interior do estado. Em Presidente Kubitschek, conheceu as cachoeiras da Fazenda Barro Preto e foi recebido com calor pelos donos da pousada rural Espaço Verde, Jovelino Oliveira e sua esposa Lilian. Em sinal de apreço, o treinador foi presenteado com produtos locais, como queijo, cachaça e linguiça símbolos da hospitalidade e da riqueza gastronômica mineira e conheceu as cachoeiras da fazenda.
Já em Diamantina, a tradição e a história local foram protagonistas. Levir foi homenageado pela Orquestra Sinfônica, conhecida por tocar na Vesperata, que estava fazendo um tributo a Milton Nascimento. Eles também tocaram My Way para a alegria de Levir.
Ele também aproveitou para visitar uma cafeteria histórica, conhecida por ter sido frequentada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, vivenciando um pouco mais da rica herança cultural de Minas Gerais.
Levir, Tico e Ageu, agora acompanhados de Maninho, também visitaram a escola de futebol Indianapolis responsável por revelar vários jogadores para o futebol como Renato, ex-Atlético e Corinthians, Tchô, ex-jogador de Levir no Galo, Tulio Melo e Bernard. O projeto é coordenado por Dadinho e o professor Índio.
História
Levir Culpi é um nome marcante na história do futebol mineiro. No comando do Cruzeiro, em 1996, conquistou a Copa do Brasil e a Recopa Sul-americana, além de desempenhar papel fundamental no fortalecimento da equipe. Levir é o segundo treinador com mais jogos pelo Cruzeiro. Ao todo, são 257 partidas.
Já no Atlético Mineiro, acumulou 320 jogos em cinco passagens pelo clube e foi o responsável por liderar a equipe ao título da Copa do Brasil de 2014 e à Recopa Sul-Americana no mesmo ano, consolidando seu status como um dos maiores técnicos da história do Galo.
Com uma carreira pautada por dedicação e paixão pelo futebol, Levir Culpi conquistou não apenas títulos, mas também o coração dos mineiros. As homenagens recebidas em Minas Gerais reforçam o impacto de sua trajetória e o elo profundo com o estado que tanto o acolheu e reverenciou. Atualmente, o ex-treinador mantém um canal no Youtube, ‘O Outro Lado da Bola’, com entrevistas e bate-papos com personalidades do futebol.