00504409
(Foto: Ricardo Marajó/SECOM)

A partir da próxima segunda-feira (14), a linha 250 – Ligeirão Norte/Sul, uma das mais movimentadas de Curitiba, vai receber reforço na frota. A medida deve aliviar a lotação nos horários de pico e oferecer mais conforto e agilidade para quem depende do transporte coletivo.

Atualmente, a linha transporta cerca de 45 mil passageiros por dia útil, 28% a mais do que no início da operação, em janeiro de 2023. O crescimento da demanda motivou a Urbanização de Curitiba (Urbs) a incluir quatro novos ônibus biarticulados na frota, que já conta com 33 veículos.

Menos lotação nos horários de pico

Cada biarticulado tem capacidade para transportar até 250 pessoas. Com a chegada dos novos veículos, a linha poderá atender cerca de 2 mil passageiros a mais por dia nos horários de maior movimento.

Para o usuário, isso significa ônibus menos cheios, mais conforto e maior regularidade nos embarques, especialmente nas estações e terminais mais movimentados do trajeto.

Linha rápida e com menos paradas

O Ligeirão Norte/Sul liga os terminais Santa Cândida e Pinheirinho, em um trajeto de 19 km (38 km ida e volta). Por ter menos paradas, o tempo de viagem é até 16 minutos mais rápido em comparação com as linhas paradoras que circulam na mesma canaleta.

Durante os horários de pico, o Ligeirão circula a cada 3,5 minutos, reduzindo o tempo de espera nos pontos.

Desde outubro do ano passado, o último horário da linha foi estendido das 20h para 23h, após pedido dos usuários. A linha opera de segunda a sábado, a partir das 5h30 da manhã.