
Amizade em forma de canção. Um levantamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) mostra como a amizade inspira compositores e está presente em milhares de obras musicais enaltecendo o amigo.
O Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho, é a data ideal para lembrar não só dos amigos, mas também das canções que celebram essa relação.
Segundo levantamento do Ecad, feito a partir do EcadNet — ferramenta gratuita que disponibiliza informações detalhadas sobre obras musicais e regravações —, há mais de 10 mil músicas com a palavra “amigo” no título.
A pesquisa revela ainda que existem mais de 4.300 músicas com a palavra “amiga” e mais de 1.700 com “amizade”, mostrando como diferentes aspectos dessa relação aparecem nas criações musicais.
O ranking das obras mais regravadas no Brasil em 2025 também reforça a popularidade do tema: entre as canções com essas palavras no título, são mais de 372 regravações de músicas com “amigo”, mais de 41 com “amiga” e mais de 31 com “amizade”.