Mais seis estações-tubo serão desativadas totalmente em Curitiba

Editado por Mario Akira
estacao tubo

Estações-tubo em reformas (Foto: Divulgação/Urbs)

Seguindo o cronograma de obras de revitalização de estações-tubo de Curitiba, mais seis estações-tubo serão desativadas totalmente a partir desta quarta-feira (23) até o dia 5 de agosto.

Elas integram o programa da Urbanização de Curitiba (Urbs) de revitalização de 69 estações-tubo da cidade, que vai até outubro de 2025.

Confira quais são:

Estação-tubo Praça Oswaldo Cruz – sentido Pinheirinho. Os usuários poderão utilizar as estações-tubo Alferes Poli ou Coronel Dulcídio.
Estação-tubo Bairro Novo – sentido Centro. Os usuários poderão utilizar a estação-tubo Centro Médico Comunitário.
Estação-tubo Marumby – sentido Portão. Os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Marechal Floriano ou Lindóia.
Estação-tubo Nova Europa – sentido Sítio Cercado. Os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Araçá ou Eucaliptos.
Estação-tubo Pádua Fleury – sentido bairro. Os usuários poderão utilizar a estação-tubo Roberto Hauer ou Terminal Hauer.
Estação-tubo Passarela – sentido bairro. Os usuários poderão utilizar o Terminal Hauer ou a estação-tubo Hipólito da Costa.
As linhas que operam nas estações são: 203 – Sta. Cândida / C. Raso, 250 – Ligeirão Norte / Sul, 502 – Circular Sul (horário), 503 – Boqueirão, 506 – Bairro Novo, 520 – Osternack / S. Cercado, 602 – Circular Sul (anti-horário), 603 – Pinheirinho / Rui Barbosa e X12 – Especial Boqueirão.

Mais conforto
O projeto de revitalização das estações-tubo é dividido em lotes e prevê a substituição de elementos estruturais metálicos do piso com excesso de corrosão e troca do piso naval, borrachas, além da realocação da catraca da entrada para melhor acessibilidade. A ideia é oferecer estações-tubo modernizadas e com mais conforto para os passageiros.

Esse novo pacote de reformas se soma às 203 estações-tubo que foram revitalizadas de 2022 a 2024. No período de obras, os passageiros precisam ficar atentos porque as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários são avisados por meio de cartazes nos ônibus.