figueiredo
Vinicius Berlendis de Figueiredo., professor de Filosofia da UFPR. (Reprodução Instagram)

A morte do professor de filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Vinicius Berlendis de Figueiredo, 60 anos, gerou grande comoção nas redes sociais. Vários ex-alunos dele lamentaram a perda. Berlendis morreu nesta madrugada de quarta, 29, vítima de fibrose pulmonar.

Vinicius presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (2011-2012), e coordenou a área de Filosofia na Capes (2014-2018). Na gestão da ANPOF, dedicou atenção à importância da filosofia no ensino básico brasileiro.

Formado pela Universidade de São Paulo, foi professor da Universidade Federal do Paraná desde 1993, e contribuiu muito para a formação e a pesquisa em filosofia na instituição. Foi um dos fundadores do programa de pós-graduação em filosofia da UFPR, e teve grande empenho na valorização da história da filosofia brasileira, além de seu presente e futuro.

Foi especialista em Filosofia Moderna, especialmente no pensamento kantiano, Estética, Ética e Política e, publicou três livros: “Quatro figuras da aparência” (1995), “Kant & a crítica da razão pura” (2005) e “A paixão da igualdade – Genealogia do indivíduo moral na França” (2021).

Também organizou, traduziu e colaborou com uma série de outras publicações, e editou a revista acadêmica Doispontos (2004-2008).

Preparava um livro sobre a recepção da filosofia clássica alemã no Brasil, especialmente na USP entre as décadas de 1960 e 1980.

“Acima de tudo, Vinicius era um grande amigo e pensador ímpar, que coloria as vidas ao redor com muito bom humor e carinho. Sempre aberto ao diálogo e ao debate, desponta como um dos maiores nomes de sua geração na filosofia. Deixa um imenso vazio na filosofia brasileira e curitibana, com muitos amigos, colegas e alunos que lamentam sua partida, mas rememoram sem esforço as boas histórias de sua vida. Toda minha solidariedade à família e aos amigos”, postou o deputado estadual Goura Nataraj.