Visita ao Parque Memorial da Paz de Hiroshima (Foto Ricardo Stuckert/ PR)

Este 6 de agosto de 2023 completa 78 anos da explosão da bomba atômica sobre Hiroshima, no Japão, o que iniciaria o fim do conflito entre Japão e Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Três dias depois, uma outra bomba seria jogada sobre a cidade de Nagasaki, o que resultaria na rendição incondicional dos japoneses no dia 15 de agosto.

Até hoje muito se discute sobre a necessidade das bombas naquele momento da guerra no Pacífico. A bomba de Hiroshima matou 80 mil pessoas na hora, segundo estimativas. O número aumentaria para 129 mil nos anos seguintes, fruto das sequelas deixadas pela radiação atômica.

O arsenal atômico desde então cresceu avassaladoramente. Hoje, ainda vivemos o temor de um conflito onde os dois lados estejam munidos de tal armamento.

Por isso, o 6 de agosto segue sendo lembrado, como uma advertência ao mundo. Em Hiroshima, foi erguido o Memorial da Paz, como lembrança do ocorrido em 6 de agosto de 1945.

Em maio, o presidente Lula esteve no Japão e visitou o Memorial. O presidente e outros líderes mundiais posaram para fotos e depositaram flores. Naquele local há uma inscrição que diz: “Descansai em paz, pois o erro jamais se repetirá”.