pappilon
Cena de Papillon, com Steve McQueen e Dustin Hoffman (Reprodução)

Um caso de cinema. Na França, um prisioneiro conseguiu fugir da prisão se escondendo em um saco de roupas sujas. Foi na última sexta-feira (11).

O prisioneiro se escondeu na bolsa de roupas sujas de outro detento para escapar. Ele foi capturado na manhã desta segunda-feira (14).

O jornal francês Le Monde afirmou que o fugitivo foi identificado como E.A, de 20 anos, conhecido como Joker ou Equalizer. Natural do arquipélago de Mayotte, território francês no oceano Índico, ele estava em uma prisão em Corbas, na região metropolitana de Lyon, para cumprir penas cumulativas. O francês também é investigado por homicídio e conspiração criminosa.

As primeiras investigações dos policiais da Divisão Especializada em Crime Organizado (DCOS) de Lyon apontaram que Elyazid se escondeu em uma bolsa de nylon e conseguiu passar por todas as portas enquanto era carregado em um carrinho de transportes por seu companheiro de cela, que tinha sido libertado, ainda segundo o Le Monde.

A administração prisional notou o sumiço do prisioneiro no sábado (12), e iniciou uma operação de busca – com direito a Aviso Vermelho da Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol.

Ele foi encontrado em um porão na cidade de Sathonay-Camp, ainda na Região Metropolitana de Lyon, por volta das 6h (horário local) desta segunda-feira, de acordo com informações do Ministério Público divulgadas pelo Le Monde. O seu colega de cela não estava com ele e ainda não foi localizado.

Segundo o jornal francês, a Ordem dos Advogados de Lyon já denunciou a hiperlotação da prisão de Corbas, que tem uma taxa de ocupação de 180%, com 1.218 detentos para 678 vagas.