
O Conselho de Segurança da ONU conseguiu chegar a um acordo sobre o pedido para uma pausa humanitária em Gaza, na guerra de Israel contra o Hamas. Nesta quarta-feira (15 de novembro), um texto proposto por Malta foi aprovado com o apoio de 12 países, entre eles o Brasil. Estados Unidos, Rússia e Reino Unido se abstiveram.
O texto aprovado foca na situação das crianças e de civis de maneira geral, pedindo respeito ao direito humanitário internacional. A iniciativa demanda, com urgência, uma pausa no conflito para o estabelecimento de corredores humanitáros em toda a Faixa de Gaza, de forma a permitir acesso das Nações Unidas e seus parceiros à região do conflito e facilitar o fornecimento contínuo, suficiente e sem entraves de bens e serviços essenciais — incluindo água, eletricidade, combustível, alimentos e suprimentos médicos.
Reparações de emergência em infraestruturas essenciais, a evacuação médica de crianças doentes ou feridas e de seus cuidadores, e os esforços de resgate e recuperação de pessoas também estão previstos