EUA reconhecem casamentos homossexuais em mais seis Estados

Folhapress

SÃO PAULO, SP – O secretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, informou neste sábado (25) que o governo federal americano reconhecerá os casamentos de pessoas do mesmo sexo em mais seis Estados do país.
A decisão é tomada semanas após a Suprema Corte rejeitar apelações de tribunais de 13 Estados americanos que haviam se negado a tratar a concessão de benefícios a casais homossexuais.
“Nós estamos atuando da maneira mais rápida possível com as agências governamentais para garantir que os casais do mesmo sexo desses Estados recebam ampla cobertura de benefícios previstos na lei federal”, disse Holder.
Alaska, Arizona, Idaho, Carolina do Norte, Virgínia Ocidental e Wyoming se somam a outras 26 unidades federativas onde os casais homossexuais têm os mesmos benefícios federais que os heterossexuais.
A partir de agora, eles passam também a ter direitos como pensão em herança em caso de morte de cônjuge militar ou agente federal, licença para ajudar o companheiro em caso de doença grave e declaração conjunta do Imposto de Renda.
Nos Estados Unidos, o casamento homossexual é celebrado em 32 Estados e no Distrito de Colúmbia, onde fica a capital Washington.