Um trabalhador rural do setor laticínios no Estado americano do Michigan foi diagnosticado com gripe aviária – o segundo caso humano associado a um surto em vacas leiteiras dos EUA.

O trabalhador esteve em contato com vacas supostamente infectadas, apresentou sintomas oculares leves e se recuperou, disseram autoridades de saúde dos EUA e de Michigan ao anunciar o caso nesta quarta-feira. Um teste nasal da pessoa deu negativo para o vírus, mas um ocular deu positivo, “indicando uma infecção ocular””, disse o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA em um comunicado.

O risco para o público continua baixo, mas os trabalhadores agrícolas expostos a animais infectados correm maior risco, disseram autoridades de saúde.

O primeiro caso aconteceu no final de março, quando um trabalhador rural no Texas foi diagnosticado no que as autoridades chamaram de o primeiro caso conhecido globalmente de uma pessoa que contraiu esta versão da gripe aviária de um mamífero. Esse paciente também relatou apenas inflamação ocular e se recuperou.