Áustria — Josef Fritzl, o austríaco acusado de manter a filha em cárcere privado durante 24 anos e ter sete filhos com ela, foi indiciado por homicídio e vários outros crimes, informou a promotoria pública local ontem. O escritório da promotoria divulgou que Fritzl foi acusado de homicídio porque um dos filhos que ele teve com a própria filha morreu no cativeiro. Os promotores acreditam que a criança teria sobrevivido se Fritzl tivesse providenciado os cuidados médicos adequados.

Rebeldes
Somália — Insurgentes islâmicos tomaram a cidade de Elasha, 18 quilômetros a sudoeste da capital da Somália, Mogadíscio. Os rebeldes avançam rapidamente, ampliando o território sob controle dos islâmicos, revelaram moradores e um porta-voz do grupo. Nos últimos dias, os insurgentes tomaram várias cidades no caminho para Mogadiscio. Antes esses municípios eram controlados por milícias leais ao fraco governo apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Etiópia.

Pistas
Estados Unidos — A primeira lista mais abrangente dos conselheiros de transição do presidente eleito Barack Obama joga luz sobre o tipo de pessoas para o qual sua administração penderá, informa em sua edição de ontem na internet o The Wall Street Journal. A relação mostra também quais instituições podem ganhar influência em Washington. O grupo tem vários membros do segundo escalão da administração do ex-presidente Bill Clinton e pessoas do setor financeiro e de tecnologia.

Frota
México — Soldados mexicanos apreenderam 19 aviões em um hangar perto da fronteira com os Estados Unidos provavelmente usados por gangues do narcotráfico, informaram o Exército e a mídia mexicana ontem. Os aviões foram encontrados na segunda-feira em um hangar perto de uma pequena pista no norte do Estado de Sonora, fronteira com o Arizona, onde foram apreendidos após o proprietário não fornecer os documentos de licença e registro das aeronaves, informou o Ministério da Defesa.

Pirâmides
Colômbia — Milhares de colombianos perderam juntos centenas de milhões de dólares com a quebra de esquemas de pirâmides no país, o que se junta à desaceleração econômica para criar a perspectiva de um Natal de vendas desaquecidas. O governo ainda tenta contabilizar os prejuízos provocados por golpes em que investidores convenciam seus amigos a depositar dinheiro num fundo que geraria juros de até 150 por cento.