Irã ataca base americana no Catar com mísseis

Estadão Conteúdo editado por Mario Akira

Em resposta ao ataque desencadeado pelos Estados Unidos contra instalações nucleares iranianas no sábado (21), o Irã lançou, nesta segunda-feira (23) ataques contra alvos americanos localizados no Oriente Médio.

O alvo foi a Base Aérea de Al-Udaid, segundo a mídia estatal iraniana, a maior e mais estratégica dos EUA na região, que abriga o Comando Central americano. Ao menos 10 mil soldados e civis americanos servem no local.

O Irã afirma que entrou em contato com autoridades catarianas e avisou com antecedência que os ataques estavam por vir, a fim de minimizar as baixas, de acordo com três autoridades iranianas familiarizadas com os planos.

O Catar afirmou que suas defesas aéreas interceptaram com sucesso os mísseis iranianos. “Afirmamos que o Catar se reserva o direito de responder diretamente de maneira equivalente à natureza e à escala dessa agressão descarada, em conformidade com o direito internacional”, disse Majed Al Ansari, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, em uma publicação no X.

O governo americano monitora a situação. “A Casa Branca e o Departamento de Defesa estão cientes e monitorando de perto as possíveis ameaças à Base Aérea de Al-Udeid, no Catar”, disse a Casa Branca em nota.

A base estava em alerta para ataques há dias, desde o início do confronto entre Israel e Irã.

O Catar anunciou que está suspendendo temporariamente o tráfego em seu espaço aéreo “para garantir a segurança dos cidadãos, residentes e visitantes”.

Os Emirados Árabes Unidos tomaram uma medida similar. Os dois países servem como hub de aviação para rotas entre a Europa e a Ásia.

Os iranianos disseram que o país vizinho não é alvo do ataque. (Com agências internacionais).