Lago na África transforma animais em estátuas salinas

Fotógrafo inglês registrou as vítimas do lago em imagens poéticas

Redação Bem Paraná com agências online

Um lago na Tanzânia, na África, possui um segredo mortal para os animais que ousam tocá-lo: o Lago Natron mata e petrifica os que nele entram, por conta de sua composição química rara.

O inglês Nick Brandt fez registros poéticos das estátuas salinas, formadas por conta do algo grau de alcalinidade do lago – o Ph fica entre 9 e 10,5. Suas fotos estão no livro Across the Ravaged Land (Por Toda a Terra Devastada).

Eu inesperadamente encontrei as criaturas – todo tipo de pássaros e morcegos – ao longo da costa do Lago Natron, no norte da Tanzânia. Ninguém sabe ao certo exatamente como eles morrem, mas parece que o lago reflete bastante a luz e isso os confunde. Assim como pássaros que colidem contra janelas de vidro, esses caíram dentro do lago, afirma Brandt.

Na descrição do livro, o inglês conta que tentou retratar as criaturas em posições mais vivas – o que não tirou o tom assustador das fotos.

Segundo informações da revista Discovery News, as águas do Natron podem queimar a pele e os olhos dos animais que não estão adaptadas a ele. Sua alcalinidade vem do carbonato de sódio e outros minerais que correm para o lago a partir das colinas circundantes – o carbonato de sódio também atua como um conservante para as vítimas do lago, que acabam se tornando estátuas salinas.