28mayya-gil-1hrrkgci6pild
Mayya Gil (Foto: Reprodução/Instagram)

Uma mulher de 95 anos, identificada como Mayya Gil, morreu atropelada em Nova York (Estados Unidos). O acidente foi no dia 23, mas a notícia só foi divulgada nesta segunda-feira (27). Chama atenção a história da vítima: ela sobreviveu aos nazistas na 2ª Guerra Mundial, a um acidente nuclear e à Covid-19.

Segundo o Departamento de Polícia de Nova York, Mayya Gil estava atravessando a Cropsey Avenue, em frente ao seu apartamento no bairro do Brooklyn, acompanhada de seu cuidador. Uma van fez uma curva acentuada e atropelou os dois. Ambos ainda receberam atendimento médico. Ela não resistiu. O cuidador teve apenas ferimentos leves.

Mayya Gil nasceu em Khmelnytskyi, na Ucrânia, em 1929. Ela se mudou para Kiev com a mãe e o irmão quando tinha 12 anos para escapar da invasão nazista na então União Soviética. Em 1952, ela se casou com Vilyam em Kiev e teve duas filhas.

Em 1986, houve o acidente desastre nuclear de Chernobyl, na região da Ucrânia. Por causa disso, uma das filhas dela se mudou para Nova York. Seis anos depois, em 1992, o resto da família também foi.

O marido de Gil morreu em 2020, vítima da Covid-19. Ela também teve a doença, mas sobreviveu.