Países do Oriente Médio fecham espaço aéreo após ataque do Irã a base dos EUA

Estadão Conteúdo

O ataque do Irã a uma base militar dos Estados Unidos no Catar, nesta segunda-feira (23), repercute por toda a região do Oriente Médio. Em alerta para a escalada do conflito, países começam a fechar o espaço aéreo.

O Kuwait anunciou o fechamento temporário do espaço aéreo do país, em meio a tensões causadas por ataque do Irã a alvos americanos no Oriente Médio.

A decisão seguiu medida semelhante de Catar e Bahrain, depois que os iranianos disparam mísseis contra a base americana nos arredores de Doha.

Iraque e Emirados Unidos também suspenderam o fluxo de aeronaves, de acordo com o site de monitoramento FlightRadar e com relatos na imprensa.

“As autoridades competentes afirmam que esta decisão se insere no contexto da manutenção dos mais altos níveis de segurança, à luz dos desenvolvimentos regionais”, informou a autoridade de aviação civil do Kuwait em publicação no X.

Paralelamente, a companhia aérea egípcia Air Egypt informou ter suspendido voos para cidades localizadas no Golfo Pérsico “até que a situação se estabilize”.