Foram encontrados na manhã desta quarta-feira (9) doze corpos decapitados e desmembrados no México. Segundo a polícia, quatro cadáveres estavam em um carro de turismo e ao menos oito em outro veículo. Os carros abandonados foram encontrados numa estrada para Guadalajara, a segunda mais importante do país.
Um policial informou que a descoberta foi feita após uma ligação anônima. Junto aos corpos foram encontrados mensagens, provavelmente deixadas pelo crime organizado. O conteúdo das mensagens, no entanto, não foram reveladas. Sabe-se que os dois veículos haviam sido roubados.
No final de novembro do ano passado, 26 cadáveres foram encontrados em três veículos no centro de Guadalajara. Mensagens no local deram a entender que o crime foi uma vingança do grupo de criminosos Los Zetas contra outro cartel do narcotráfico.
A violência ligada ao tráfico de drogas já causou mais de 50.000 mortes no México desde dezembro de 2006, data da chegada ao poder do presidente Felipe Calderon, que deu início a uma ofensiva militar contra os traficantes. Entre os mortos, foram contabilizados vítimas de confrontos entre cartéis e em operações militares.