Suécia cria “barreira” para punir motoristas alcoolizados

Parecido com um pedágio, "barreira do álcool" será lançado oficialmente na próxima semana

Redação Bem Paraná

Os motoristas da Suécia precisarão tomar cuidado em dobro na semana que vem se resolverem se arriscar a dirigir alcoolizados. É que a polícia sueca irá inaugurar um novo modelo para o controle da embriaguez no trânsito: barreiras eletrônicas móveis que testam, automaticamente, se o motorista está com o nível de álcool no sangue acima do limite permitido pela pela.

As tais barreiras, que são transportáveis, são também bastante parecidas com as cancelas de pedágio. Para que o motorista possa seguir viagem, precisa soprar no bafômetro. Se estiver alcoolizado, não conseguirá passar e aí a polícia entra em cena.

“As novas barreiras vão facilitar bastante o trabalho da polícia. E poderemos também reduzir o número de policiais nos postos de controle”, disse Bengt Svensson, da Polícia Nacional sueca, em entrevista à SVT. Na Suécia, a lei estabelece um limite máximo de 0,02% de nível de álcool no sangue de quem dirige. A punição para quem viola a lei inclui multa e pena de até dois anos de prisão.

As barreiras do álcool foram desenvolvidas pela Polícia Nacional da Suécia, em cooperação com a Associação pela Sobriedade no Trânsito (Motorförarnas Helnykterhetsförbund, MHF). Elas já foram testadas com êxito no porto da cidade sueca de Gotemburgo e, a partir da próxima quarta-feira, começa a ser usada para controlar o nível de álcool dos motoristas que utilizam as balsas no porto de Frihamnen, na capital Estocolmo. A ideia, porém, é expandir gradualmente o uso da novidade.