Vivemos em pleno auge da era moderna, que operou uma autêntica revolução silenciosa nas nossas vidas, tanto a nível pessoal quanto profissional. A democratização da internet e o advento dos dispositivos móveis alteraram significativamente a forma como vivemos, como comunicamos e até como consumimos. Hoje em dia, a internet e as ferramentas digitais são omnipresentes na nossa rotina e é por isso que já não sabemos viver sem ela.

Uma das conquistas da era digital foi a desmaterialização dos suportes físicos, o que levou ao aparecimento das plataformas de streaming, mas também do dinheiro digital e de outros instrumentos financeiros, que permitiram mudar o paradigma do mundo do investimento. Atualmente, este é mais aberto e democratizado, estando acessível ao cidadão comum. Tudo graças a novas ferramentas online, mas também instrumentos económicos como os CFDs.

Segundo os números oficiais, divulgados pela revista da especialidade Exame, estima-se que haja atualmente no mundo mais de 15 milhões de traders. Ou seja, estamos a falar de “todo e qualquer indivíduo que se engaja na transferência de ativos financeiros, para alguma instituição ou para si próprio”, segundo a definição oficial. Por isso, se está a planear tornar-se num trader, investir em criptomoedas e começar a trabalhar com cfd, então este guia é para si.

COMO FUNCIONAM OS CFD

Comecemos então pelo início, que é como tudo deve começar. Afinal de contas, o que é um CFD? Estas são as iniciais de Contrato por Diferença e consiste num produto financeiro que permite investir em ações, forex ou matérias-primas sem necessitar de deter esses ativos verdadeiramente. Isso faz com que o investimento em trading seja acessível a qualquer cidadão, ao contrário do mercado da bolsa de valores, por exemplo, que normalmente é um exclusivo de corretores e outros especialistas. E isto só tem tendência a melhorar, até porque a própria Comissão Europeia já se comprometeu em regular e proteger este mercado, como anunciou recentemente.

Com isso, entendemos facilmente os seus benefícios. Começando desde logo pelo fato de serem instrumentos financeiros super flexíveis e adaptáveis. Além disso, estamos a falar de um mercado que está em funcionamento ativo e pleno durante 24 horas, 7 dias por semana e 365 dias por ano, permitindo ganhar dinheiro a qualquer altura e em qualquer local. E, claro, é um mercado com maior liquidez. Não admira que algumas instituições comecem a recear os traders e os CFD. Em Portugal, por exemplo, a Comissão de Mercado de Valores Imobiliários, que regula a área financeira, já criou algumas limitações a estas negociações, como divulgou o Jornal de Negócios.

CUIDADOS A TER COM OS CFD

Como é natural, existem riscos associados a este mercado como existem em todos os outros. O segredo do sucesso passa portanto por mitigar esses riscos e aumentar as probabilidades de sucesso, fazendo com que a relação entre perdas e ganhos seja lucrativa e competitiva. Como é óbvio, os CFDs são produtos complexos e, assim, é fundamental que qualquer trader conheça muito bem o mercado e faça o trabalho de casa, aprofundando o seu conhecimento na matéria antes de começar a investir.


Além disso, é fundamental recorrer a plataformas de confiança. Sendo um mercado novo, é normal que surja na internet vários sites e corretoras online que não oferecem segurança. É fundamental que o trader recorra a produtos que sabe que são seguros, como é o caso do AvaTrader, que se vem destacando já desde 2006, sendo um dos pioneiros do setor na negociação on-line. É resultado do esforço conjunto de especialistas financeiros e especialistas em web commerce, que está devidamente regulado para que possa negociar e investir com proteção e privacidade total.