percussao nordestina
Percussionista Nino Alves ministra oficina gratuita sobre ‘Percurssão Nordestina’, em Curitiba. (Divulgação)

Abrem nesta segunda, 14, o prazo para as inscrições da Oficina “Percussão Nordestina”, com o compositor e percussionista Nino Alves. A iniciativa é da Associação Recreativa, Cultural, Assistencial e Educacional Amigos do Garibaldis e Sacis (ARCAEAGS).

Leia mais:

A oficina com o compositor e percussionista pernambucano Nino Alves será nos dias 18 (sexta) e 19 (sábado) de julho.

Os interessados devem fazer as inscrições, que são gratuitas, a partir desta segunda, 14, pelo Instagram do Garibaldis e Sacis.

Quem pode participar da oficina de percussão nordestina?

A Oficina de Percussão Nordestina terá aulas teóricas e práticas voltadas para jovens e adultos a partir de 14 anos. Entre os objetivos desta oficina está o de aproximar os participantes das raízes culturais nordestinas trabalhando ritmos como Maracatu, Coco e Ciranda.

Os alunos aprenderão desde usar o próprio corpo como instrumento de percussão e também explorar instrumentos não convencionais, além de aprender a realizar performances nos instrumentos de forma individual e em conjunto.

O ministrante da oficina, Nino Alves, toca desde os oito anos de idade e sempre se destacou por realizar experimentações percussivas em objetivos inusitados.

Músico reconhecido por sua criatividade, trabalhou com inúmeros artistas e em sua construção traz a influência de grandes nomes da música brasileira como Naná Vasconcelos, Airton Moreira, Hermeto Pascoal, entre outros.

Onde será a oficina cultural gratuita?

As aulas serão realizadas na recém-inaugurada Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular Garibaldis e Sacis, localizada no bairro São Francisco.

A iniciativa das oficinas culturais e gratuitas faz parte das comemorações pelos 26 anos do Bloco Pré-Carnavalesco Garibaldis e Sacis e integra um conjunto de atividades promovidas pela ARCAEAGS, como o Arraiá da Anita e o Sarau do Saci.

Ao longo deste ano, estão previstas uma série de oficinas voltadas para a valorização da cultura popular e o intercâmbio de mestres e mestras de folguedos em Curitiba.

A realização das oficinas culturais do Garibaldis e Sacis é viabilizada por meio de uma emenda parlamentar indicada pela deputada federal Gleisi Hoffmann via Ministério da Cultura (MINC) e Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural.

SERVIÇO
Oficina de Percussão Nordestina com Nino Alves

Dias 18 e 19 de julho

Dia 18 (sexta-feira) das 19h às 21h30
Dia 19 (sábado) das 08h30 às 18h

Local: Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular Garibaldis e Sacis
Rua Portugal, 24. Bairro São Francisco

As inscrições abrem a partir das 20h desta segunda-feira, 14, no Instagram do Garibaldis e Sacis (link na bio)