WhatsApp Image 2024-05-04 at 17.10.12
Paraná Clube x Nacional, na Arena da Baixada (Crédito: Valquir Aureliano)

O Paraná Clube venceu por 1 a 0 o Nacional, nesse sábado (dia 4) à tarde, na Ligga Arena (Arena da Baixada), pela 1ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital fica provisoriamente na liderança, com 3 pontos, até o término da rodada, neste domingo. A equipe de Campo Mourão está na 10ª colocação.

Na 1ª fase, os 10 times se enfrentam uma vez, somando 9 rodadas. Os 4 melhores avançam para as semifinais. E os 2 finalistas serão promovidos à 1ª divisão de 2025.

Na próxima rodada, o Paraná Clube recebe no Couto Pereira o Apucarana, dia 11 (sábado) às 18h30.

Reencontro com a torcida
O Paraná Clube não jogava há 314 dias – a última partida havia ocorrido em 2023, pela 2ª divisão estadual. E o Tricolor não recebia público como mandante há 636 dias – em 2023, cumpriu punição de portões fechados por invasão e brigas na 1ª divisão estadual de 2022.

Estádios
O Paraná decidiu jogar na Arena da Baixada e no Couto Pereira nas suas duas primeiras partidas como mandante. As outras três em casa serão na Vila Capanema.

Público
O público total divulgado foi de 36.891. O recorde do Paraná na Arena ocorreu em 2017, com
39.414 pagantes no empate com o Inter, pela Série B. Em 2024, o maior público do Athletico no estádio foi 37.758 (total), na final do Paranaense, contra o Maringá. A capacidade total da Arena da Baixada é de 42.300 lugares. O recorde do estádio é de 2018, final da Copa Sul-Americana, com 39.618 pagantes (Athletico x Junior Barranquilla).

Desfalques
O técnico Tcheco não tinha o zagueiro Filipe Alves, o lateral-esquerdo Eltinho e o goleiro Sidão.

Escalação
A escalação inicial tinha nove reforços contratados em 2024 e dois remanescentes (o ponta Ueslei Brito e o centroavante Liliu). Tcheco armou o time no esquema tático 4-4-2, com os quatro do meio-campo em linha. Jonathan e Magrão atuaram centralizados no meio-campo, com Ueslei Brito (direita) e Alex Nemetz (esquerda) como extremos.

Primeiro tempo
O Paraná tentou jogar com passes curtos desde a defesa até o ataque. No entanto, cometeu muitos erros na saída de bola e criou oportunidades seguidas para o Nacional. A equipe do Interior mostrou boa organização defensiva e velocidade no ataque, mas péssima pontaria. O mandante abriu o placar aos 14 minutos, em jogada de dois remanescentes de 2023: Ueslei Brito cruzou da direita e Liliu desviou. O primeiro tempo teve 12 finalizações, 6 para cada equipe. E os arremates mais perigosos foram do Nacional, que teve certa facilidade para invadir a área.

Segundo tempo
No intervalo, saiu o lateral Igor Bosel e entrou o zagueiro Kauan (ex-Valladolid-ESP). O Nacional voltou melhor. O Paraná seguiu com dificuldades para atacar, mas acertou a marcação. O jogo ficou truncado, sem ataques dos dois lados. Aos 18, mais duas substituições no time mandante, com as entradas do volante Guilherme Borges (ex-Juventus-SP) e do atacante Lucas Batatinha (ex-Operário). Aos 27, entrou o ponta Robinho (ex-Chapecoense) no lugar de Carlinhos. Aos 33, o ponta Ítalo (ex-Galo Maringá) entrou no lugar de Fábio Magrão. Só nos minutos finais o Paraná conseguiu levar perigo ao gol adversário, em duas arrancadas de Robinho.

PARANÁ CLUBE 1×0 NACIONAL
Paraná: Juliano; Igor Bosel (Kauan), Lucão, Félix Jorge e Carlinhos (Robinho); Jonathan Schuttz (Guilherme Borges), Fábio Magrão (Ítalo), Ueslei Brito, Alex Nemetz; Cristiano e Liliu (Lucas Batatinha). Técnico: Tcheco
Nacional: Yuri; Leo Zarelli, Paulão, Willian Thuram (André Rocha) e Diogo; Nicholas (Leandrinho) e Raphael Stard; Rian Felipe (Leonardo Donatti), Eduardo Coppetti (Ronaldinho) e Deivison (Breno); Nathan Junior. Técnico: Gilberto Papagaio
Gol: Liliu (14-1º)
Cartões amarelos: Fábio Magrão, Juliano, Leo Zarelli (P). Nicholas (N).
Árbitro: Murilo Ugolini Klein
Público: 36.891 total
Local: Arena da Baixada

  • PRINCIPAIS LANCES
  • Primeiro tempo
  • 8 – Deivison chuta do bico da área. Juliano segura.
  • 13 – Nathan chuta em cima da zaga. Rian pega o rebote e manda ao lado do gol.
  • 14 – Gol do Paraná. Ueslei Brito cruza da direita. Liliu dá um leve toque e a bola morre no cantinho.
  • 35 – Dois escanteios perigosos do Nacional. No primeiro, Nathan erra o cabeceio e perde. No segundo, Stard pega rebote e chuta sobre o gol.
  • 38 – Leo Zarelli pega rebote na área e chuta. Juliano segura.

  • Segundo tempo
  • 25 – Cristiano cobra escanteio. Lucão cabeceia sobre o gol.
  • 28 – Cristiano bate escanteio. Félix Jorge cabeceia e Yuri espalma.
  • 41 – Robinho sai livre nas costas da defesa, invade a área e chuta no goleiro. Lucas Batatinha pega o rebote e chuta no goleiro.
  • 45 – Robinho chuta de fora da área. A bola passa perto.