
O Paraná é o novo destino queririnho da Europa. A Gran Via de Madri, uma das principais e importantes ruas da capital espanhola, em outubro irá exibir em um telão imagens da Curitiba, Ilha do Mel (Litoral) e Foz do Iguaçu (Oeste). Todos são os destaques de uma campanha estratégica para movimentar o turismo no Paraná.
Leia mais:
Esses atrativos e pacotes turísticos ao Estado são transmitidos em telas e totens promocionais em Madri e outros locais da Espanha. A divulgação é feita pela Viajes El Corte Inglés – líder no setor de agências de viagens no país ibérico – junto da Logitravel, outra empresa do grupo, que promove os destinos paranaenses em suas filiadas, nos aeroportos de Barajas (em Madri), El Prat (Barcelona) e em grandes redes de lojas.
Paraná na Gran Via de Madri
Em outubro, o destaque deve ser ainda maior: um telão na Gran Via de Madri, uma das mais importantes e movimentadas ruas da cidade, também vai divulgar comerciais relacionados ao setor estadual e apresentar pacotes turísticos do Paraná ao público.
A ação é fruto de negociações entre o Viaje Paraná, órgão de promoção turística do Governo do Estado, com as companhias espanholas. Curitiba, Ilha do Mel (Litoral) e Foz do Iguaçu (Oeste) são os destaques da campanha estratégica em pontos de fluxo turístico no país.
“A divulgação em grandes redes de lojas, como a FNAC, e em aeroportos, como o da própria Madri, é um marco ao turismo do Paraná. Nosso objetivo é ampliar a influência no continente, porque é um mercado com muitos turistas que gostam de variedade e estão dispostos a investir moeda estrangeira nos destinos por onde passam”, disse o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
Pacote pelo Paraná faz sucesso na Europa
As reuniões entre paranaenses e espanhóis acontecem desde janeiro deste ano, a partir da participação do Viaje Paraná na Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur). Os encontros resultaram no pacote de viagem que está sendo divulgado nos telões e em diversos espaços públicos e privados da Europa.
Trata-se de um roteiro de nove dias, comercializado pela companhia, passando por Foz do Iguaçu, Curitiba – e atrativos próximos, como a Ilha do Mel, no Litoral, e pelo Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa – além do Rio de Janeiro (RJ).
Paraná vira destino dos europeus em férias
Apenas neste ano, entre janeiro e agosto, o Paraná já recebeu mais de 764 mil turistas estrangeiros, sendo o quarto principal portão de entrada de viajantes internacionais no Brasil durante o período. A Europa representa cerca de 10% do total das chegadas ao Estado, onde Reino Unido, Alemanha e Espanha se destacam no top 3 de maiores emissores.
“Neste ano, quase 70 mil turistas europeus visitaram o Paraná, o que representa um mercado em potencial, que certamente enviará mais turistas ao Estado por conta da parceria com Viajes El Cortes Inglês e Logitravel. Foi durante a Fitur de Madri que iniciamos esse diálogo com as empresas, o que ressalta a importância da nossa participação em feiras do setor”, afirmou Irapuan Cortes.
Pensando em atingir e impactar cada vez mais o mercado e público do continente, o Viaje Paraná já confirmou sua participação na edição de 2026 da Fitur em Madri, entre os dias 21 e 25 de janeiro. O Estado contará com estande para promover potenciais turísticos, materiais de divulgação traduzidos e 15 coexpositores do setor paranaense, selecionados por meio de manifestação de interesse.
Parcerias para divulgar o Paraná como destino na Europa
Com quase 80 anos de experiência, a história do Grupo Viajes El Corte Inglés é marcada por estar sempre na vanguarda, marcar tendências, promover mudanças e criar novos conceitos. O grupo é o maior varejista espanhol e um dos maiores líderes mundiais em lojas de departamento. Com sede em Madri, é composta por diferentes empresas que oferecem uma ampla variedade de produtos.
Já a Logitravel foi fundada em 2004 na Espanha e, desde então, tem se destacando na indústria de viagens de turismo alcançando, também, o mercado europeu. A empresa oferece a promoção turística de mais de 150 destinos pelo mundo.