
Na manhã desta terça-feira (30), uma chuva de granizo enorme atingiu algumas cidades no Paraná. Inácio Martins, São João do Triunfo e Guarapuava, na região Sul do estado, foram alguns dos municípios atingidos. Os granizos eram tão grandes que foram comparados a ovos de galinhas e bolas de golfe.
A área de instabilidade chegou ao Paraná pela região oeste na segunda-feira e se intensificou durante a noite. De acordo com o Simepar, serviço estadual de meteorologia, os ventos alcançaram até 50 km/h na região norte do estado.
Durante a madrugada desta terça-feira, chuvas intensas foram registradas, acompanhadas de grande quantidade de descargas elétricas, concentrando-se principalmente nas regiões dos Campos Gerais, centro-sul e parte do leste. Pela manhã, a instabilidade se concentrou no oeste do estado.
De acordo com o Simepar, as chuvas e quedas de granizo foram causadas por um sistema alongado de baixa pressão atmosférica, conhecido como cavado.
Depois do granizo, como fica o tempo em Curitiba e no Paraná?
Segundo Simepar, a instabilidade deve permanecer nesta terça e quarta-feira (29 e 30). Há riscos de tempestades localizadas, especialmente na região Sul.
No decorrer da quarta, 1º de outubro, são esperadas chuvas irregulares sobre o Paraná. Especialmente na metade leste do estado, permanece o risco para o desenvolvimento de temporais localizados, com potencial para eventos intensos em pontos isolados.
As temperaturas máximas tendem a se manter amenas na maior parte do estado, com exceção da faixa norte, onde os valores ainda poderão ultrapassar os 30 °C.
O período de chuva deve se estender até o sábado (4). As temperaturas ficam amenas até quinta, quando sofrem queda das máximas. No domingo (5), o sol volta a aparecer e o calor predomina, com marcas que podem atingir os 30ºC – e, dessa vez, sem chuvas.