BLACK FRIDAY
(Franklin de Freitas)

Na Black Friday deste ano, as vendas no varejo do Paraná apresentaram crescimento de 19,2% em comparação a igual período de 2023. O desempenho do varejo paranaense foi o terceiro, atrás de São Paulo, com alta de 20,8% e Rio Grande do Sul (+20,6%).

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No Brasil, as vendas cresceram 16,1% em comparação com igual período do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Além dos três estados citados, tiveram desempenho acima da média nacional Santa Catarina (+18,5%), Rio de Janeiro (+16,7%) e Pará (+16,4%).

Comércio físico surpreende na Black Friday

O destaque deste ano foi o comércio físico, com alta de 17,1%, enquanto o e-commerce subiu 8,9%. A análise considerou as vendas realizadas no dia 29 de novembro deste ano ante 24 de novembro do ano passado.

O segmento que mais se destacou foi Supermercados e Hipermercados, com alta de 26,2%. Na sequência aparecem: Drogarias e Farmácias (+21,7%), Vestuário (+18,2%) e Alimentação (+17,0%). O faturamento de Móveis, Eletro e Depto, um dos segmentos mais impactados pela promoção, subiu 7,9%.

“Este ano a Black Friday superou pela primeira vez o nível do período pré-pandemia e teve faturamento 15,2% maior que em 2019. Uma das razões para essa alta foi o pagamento da parcela do 13º e de benefícios como vales exatamente no dia da Black Friday”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. “A última vez em que isso havia ocorrido foi justamente em 2019”.

Regiões

A região Sul registrou a maior alta da Black Friday em relação a 2023, com salto de 19,5%. Na sequência estão: Norte (+18,6%), Sudeste (+18,2%), Centro-Oeste (+15,0%) e Nordeste (+13,2%).

Índice ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Entenda o cálculo

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.