sol ceu
Sábado de veranico (Foto: Mario Akira)

Este sábado foi de muito calor em várias regiões do Paraná, com máximas acima dos 30°C em muitos municípios, apesar de estarmos em pleno inverno. O fenômeno do chamado “veranico” é comum nos últimos anos em boa parte do Paraná.

As maiores temperaturas registradas pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) foram em Diamante do Norte (31,8 °C), Loanda (31,6 °C), Capanema (31,5 °C), Santa Helena (31,5 °C), São Miguel do Iguaçu (31,2 °C), Cândido de Abreu (31,1 °C), Cidade Gaúcha (30,9 °C), Paranavaí (30,8 °C), Altônia (30,7 °C), Cambará (30,4 °C) e Toledo (30,2 °C).

Em Curitiba a máxima foi de 26,6°C. A nebulosidade se manteve variável, com predomínio de nuvens altas (do tipo cirrus), mas o Sol foi destaque em todo o estado.

O tempo quente neste sábado foi prenúncio de chuva. No domingo (3), volta a chover a partir do interior do estado, em função do avanço de um sistema de baixa pressão em direção ao Paraná, alinhado à frente fria que se desloca pelo oceano, na altura do Sul do Brasil.

A chuva será mais significativa nas regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Centro-Sul. Pontualmente, as pancadas podem ser intensas e vir acompanhadas de trovoadas. 

Do Norte ao Leste, o tempo segue predominantemente estável durante o dia, com temperaturas altas à tarde. No entanto, à noite, não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva rápidas e isoladas. No Noroeste, as máximas ultrapassam os 30 °C, ainda com o “veranico”, antes da chegada da chuva.