O temporal que atingiu grande parte do estado na tarde de terça-feira (9), deixou milhares de pessoas sem energia em Curitiba e em municípios do Paraná. De acordo com o boletim mais recente divulgado pela Copel, ainda há 19 mil consumidores desligados em todo o estado.
O fornecimento de energia já foi restabelecido para 96% dos consumidores afetados. Os municípios com maior número de domicílios sem energia são Curitiba, Roncador, Laranjal, Cerro Azul, Irati e Maringá. As equipes trabalham para atender a 2,8 mil serviços emergenciais registrados. Cada serviço representa um ponto diferente na rede que precisa ser inspecionado e consertado.
Mais de 1.100 profissionais da companhia foram mobilizados para trabalhar no conserto da rede desde o início das chuvas. O trabalho continuará até que todos os consumidores tenham o fornecimento de energia restabelecido.
Em algumas localidades, os temporais provocaram quebra de postes e queda de árvores sobre os cabos, o que exigirá reconstrução de parte da rede. Somente em Curitiba e região formam registrados 13 postes quebrados. O temporal chegou ao Paraná pelas regiões Oeste e Sudoeste, que foram as primeiras afetadas. Em seguida, temporais localizados atingiram o Centro-Sul e pela Região Metropolitana de Curitiba. Mais tarde, as regiões Norte e Noroeste também foram atingidas por um novo temporal. Em algumas localidades, foram registrados ventos de até 90 km/h.
SEGURANÇA – A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de WhatsApp 41 3013-8973.