Paraná

Atenção primária da Saúde de Curitiba ganha mais 628 profissionais para atendimento

Ana Ehlert
00518444

Prefeitura de Curitiba reforça equipes da atenção primária com 628 novos profissionais de saúde. Foto: Levy Ferreira/SECOM

Até o final do ano, 628 novos profissionais estarão atuando com as equipes dos postos de saúde e do ambulatório Encantar, especializado no atendimento a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA). A informação é da Prefeitura de Curitiba que pretende fortalecer a atenção primária de saúde e garantir ainda mais qualidade no atendimento à população.

Leia mais:

“Com responsabilidade, gestão e carinho, estamos ampliando nossas equipes para cuidar ainda mais da saúde dos curitibanos. Esse movimento só é possível porque Curitiba tem as contas em ordem, com nota A+ de capacidade de pagamento, concedida pelo Tesouro Nacional. Isso mostra que temos equilíbrio fiscal e condições de investir no que realmente importa: as pessoas”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.

Profissionais de 11 áreas distintas

São profissionais de 11 áreas distintas que vão recompor e ampliar as equipes da rede municipal: enfermeiros, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, auxiliares de saúde bucal, técnicos de saúde bucal, terapeutas ocupacionais, técnicos especializados em saúde pública e administrativos.

O processo está sendo feito em etapas. Na primeira, já foram realizados 96 remanejamentos internos, atendendo pedidos dos próprios servidores feitos em 2023. Na sequência, serão nomeados 277 novos servidores aprovados em concurso público, além da convocação de 253 profissionais por processo seletivo público e outros 98 por processo seletivo simples.

Profissionais passam por imersão no SUS Curitibano

Todos os novos profissionais passarão por uma imersão no SUS Curitibano, para garantir que o atendimento siga sendo referência nacional em qualidade, inovação e acolhimento.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, todo o processo foi construído de forma técnica e responsável. “Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a atenção primária, que é a porta de entrada do SUS. O chamamento de novos profissionais e o cuidado com a organização do processo mostram que estamos comprometidos em oferecer um serviço público de saúde cada vez melhor à população de Curitiba”, destacou.

“Com esse reforço, a Prefeitura reafirma seu compromisso de continuar construindo um SUS forte, humano e próximo dos curitibanos”, concluiu o prefeito.