Paraná Floradas

A era dos ipês em Curitiba, do roxo, ao amarelo e ao branco: saiba quando florescem

Mario Akira
7f1

(Mario Akira)

Desde o final do mês de agosto a florada dos ipês amarelos transforma as ruas de Curitiba com belos cenários. Várias ruas, parques e praças da Capital contam com o florido das árvores. Elas estão espalhadas por vários pontos nos bairros Cristo Rei, Juvevê, Hugo Lange e Centro Cívico. Na Praça Santos Andrade também acontecem belas floradas da espécie.

Na Rodoviária de Curitiba logo deve vir a florada da árvore que se tornou uma das mais instagramáveis da cidade.

Além dos ipês amarelos, outras cores embelezam a cidade nesta época do ano. Em Curitiba, os ipês são encontrados facilmente em três cores: roxa, amarela e branca.

Os ipês roxos são os primeiros a florir, geralmente no mês de junho, seguidos pelos amarelos, em agosto e setembro, e pelos brancos, no fim de setembro.

Ipê roxo (Foto: Luiz Costa/SMCS)

Ipê amarelo da Rodoviária de Curitiba (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Ipê branco no Jardim Botânico (Foto:  Hully Paiva/SMCS)

Da família dos ipês (Bignoniaceae), o branco é o que tem o menor período de duração das flores. A florada branca dura de dois a cinco dias, isso se não chover ou ventar muito, o que acaba derrubando as delicadas flores.

Um dos exemplares mais bonitos está na entrada do estacionamento do Jardim Botânico, perto do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e da loja #CuritibaSuaLinda, na Rua Engenheiro Ostoja Roguski.

Variações climáticas também podem provocar tempos diferentes na florada, antecipando-as ou atrasando-as. Por isso nem sempre as pessoas vão encontrar os ipês florindo ao mesmo tempo, mesmo que em bairros muito próximos um do outro.