aguayo
Fabio Aguayo, presidente da Abrabar, experimenta bebida com Wanderley Batista, proprietário do Armazém do Pepino (Foto: Reprodução/Instagram)

A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) lançou neste domingo (5 de outubro) uma curiosa campanha. Depois de Curitiba confirmar dois casos de intoxicação por metanol, ao mesmo tempo que os casos suspeitos se multiplicam pelo país, a instituição lançou a campanha “Aqui o Dono Bica”. A ideia é simples: incentivar os clientes a consumirem bebida alcoólica em estabelecimentos onde o dono ou sócio beba ou pelo menos dê uma bicada no destilado antes de oferecer a bebida ao consumidor.

“Você já ouviu falar em bares onde o dono bica antes de servir? Aqui é assim: antes de oferecer qualquer destilado ao cliente, o dono prova, não por espetáculo, mas por segurança. Em tempos de bebidas adulteradas e de origem duvidosa, queremos que você brinde com tranquilidade. Aqui, confiamos na procedência. Aqui, o dono bica”, afirma Fabio Aguayo, presidente da Abrabar.

No vídeo de divulgação da iniciativa, divulgado nas redes sociais (confira logo abaixo), Aguayo aparece ao lado de Wanderley Batista, proprietário do Armazém do Pepino, casa com mais de 40 anos de história em Curitiba. “Estamos fazendo um desafio: só confie em bar em que o dono bebe com você. Em bar sério, o dono toma junto contigo”, afirma ainda o presidente da Abrabar nos vídeos.

Venda de destilados despenca após casos começarem a surgir no Paraná

Neste domingo, dois caos de intoxicação por metanol foram confirmados em Curitiba. São as primeiras confirmações no Paraná, que tem ainda mais duas situações em investigação. E com o temor crescente entre os consumidores, bares e distribuidoras de bebidas começam a sentir o impacto nas vendas.

“Já caiu em 30% a queda na venda de destilados. Conforme mais casos vão aparecendo, deve ir aumentando esse número”, antecipa Aguayo.