
Um acidente entre um trem e um ônibus do transporte público de Curitiba foi registrado na noite desta sexta, 16. Por volta das 18h54, o ônibus ligeirinho da linha Barreirinha/São José foi atingindo por um trem da empresa Rumo Logística no trecho urbano da ferrovia, na Avenida Anita Garibaldi com a Rua Flávio Dallegrave, no bairro Barreirinha, em Curitiba.
Leia mais:
Conforme as informações da Prefeitura de Curitiba, via assessoria, o ônibus seguia pela Avenida Anita Garibaldi e parou no cruzamento com a Rua Flávio Dallegrave, no sentido Centro.
Trem bateu de leve em ônibus; não houve feridos
Conforme, a nota, o motorista do ligeirinho informou que o semáforo estava fechado e acabou ficando muito próximo dos trilhos. Não houve tempo de o veículo voltar a se movimentar e o trem acabou esbarrando de leve na lateral do ônibus.
Apesar do susto não houve feridos nem maiores avarias no ônibus, que pode seguir viagem após o incidente.
“O motorista está fora da escala de trabalho no fim de semana e vai até a empresa na segunda, 19, para prestar mais esclarecimentos”,
diz a nota da Prefeitura de Curitiba
Nas redes sociais, vídeos mostram o maquinista buzinando enquanto o ônibus permanece parado sobre a linha férrea.
Na sequência, a locomotiva atinge a lateral do veículo, e os passageiros se seguram. As imagens também mostram o motorista tentando manobrar o ônibus para fora dos trilhos no momento da batida.
Em nota, a Transporte Coletivo Glória reforçou que ninguém se feriu e afirmou que as causas do acidente estão sendo apuradas.
A Rumo Logística, por meio de nota, disse que o ônibus ficou parado em uma passagem de nível da Avenida Anitta Garibaldi com a Flávio Dalegravre, no bairro Barreirinha, em Curitiba, e acabou sendo abalroado (batido) por um trem.
Conforme a nota, o “incidente aconteceu após o motorista tentar fazer a conversão para esquerda quando o trem se aproximava desrespeitando a sinalização do local e não adotando os procedimentos de segurança: “pare, olhe e escute”
Veja a nota na íntegra da RUMO Logistica
“Na noite da sexta-feira (16), por volta das 19h, um ônibus ficou parado em uma passagem em nível da Av Anitta Garibaldi com a Flávio Dalegravre, no bairro Barreirinha, em Curitiba, e acabou sendo abalroado (batido) por um trem.
O incidente aconteceu após o motorista tentar fazer a conversão para esquerda quando o trem se aproximava desrespeitando a sinalização do local e não adotando os procedimentos de segurança: “pare, olhe e escute”.
O maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição.
Não houve feridos, apenas danos materiais. As equipes da concessionária foram chamadas para retomar a circulação dos veículos envolvidos na colisão, mas o motorista do ônibus já havia deixado o local.
A Rumo ainda reforça que, conforme estabelecido no Artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência é sempre do trem.”