pcpr
PCPR

Uma adolescente de 13 anos, desaparecida desde 27 de março, foi localizada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR). Ela havia desaparecido em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Um homem, de 28 anos, foi preso por estupro de vulnerável. A ação aconteceu na quarta, 9, em Fazenda Rio Grande, também na RMC.

As diligências investigativas tiveram início após a família da vítima tomar conhecimento do desaparecimento e procurar a PCPR para buscar ajuda. 

Conforme a delegada da PCPR Juliana Cordeiro, tendo em vista a situação de vulnerabilidade da adolescente e a possibilidade de ser vítima de crimes, a equipe policial concentrou esforços para sua localização. 

Durante as diligências, os agentes identificaram que a jovem saiu de Piraquara rumo a Curitiba, e na sequência foi até o município de Almirante Tamandaré e depois para Fazenda Rio Grande.  

De pronto, a equipe se deslocou para averiguar a informação, logrando êxito em localizar a adolescente em uma residência no município da RMC. Ao chegarem no local, os policiais constataram que a menor estava na companhia de um homem que confirmou que estava mantendo uma relação amorosa com a menor. 

“Em razão da tenra idade da vítima, o homem foi preso em flagrante delito pelo crime de estupro de vulnerável, uma vez que a legislação penal proíbe qualquer tipo de relação amorosa com menores de 14 anos”, explica.

Também foi preso em flagrante o proprietário da casa em que a menor estava abrigada, pois tinha conhecimento da idade da vítima e que estava desaparecida, mas não comunicou a família ou autoridades.

A adolescente foi localizada sem ferimentos e já se encontra na companhia dos familiares. Os dois suspeitos foram encaminhados ao sistema penitenciário. 

ORIENTAÇÕES – A PCPR reforça que desaparecimentos devem ser comunicados imediatamente e que não é necessário esperar 24 horas para registrar o boletim de ocorrência. Esse registro é o ponto de partida para as buscas.

Boletins de ocorrência de adolescentes e adultos desaparecidos podem ser feitos pela internet no portal da PCPR. Desaparecimentos de crianças, porém, devem ser registrados obrigatoriamente em uma delegacia da PCPR devido à maior vulnerabilidade.

Os familiares devem levar fotografias recentes da pessoa desaparecida e informações como horário, local do desaparecimento e as roupas usadas no momento. Esses dados são fundamentais para as investigações e para a rápida localização.

Assim que o caso é registrado, a PCPR divulga a imagem da pessoa desaparecida e informações relacionadas ao desaparecimento, medidas consideradas essenciais para o sucesso das buscas.

DENÚNCIAS – A população pode contribuir com informações sobre o paradeiro de pessoas desaparecidas. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.