aeroporto
Movimento no Aeroporto Afonso Pena (Foto: Divulgação/Motiva)

A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), está em alta. Segundo a Motiva, que administra o terminal, entre janeiro e junho de 2025 o local registrou a passagem de cerca de 3 milhões de passageiros. Foram mais de 31 mil embarques e desembarques. O número representa um aumento de 7,2% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados pouco mais de 2.7 milhões de passageiros.

Para Éden Pisani Jr., gerente do aeroporto, os resultados estão alinhados às estratégias da companhia. “Temos investido em melhorias que ampliam a segurança, aumentam a capacidade operacional e elevam a experiência dos passageiros. Essas iniciativas não só permitem atender ao fluxo crescente de passageiros, mas também fortalecem nossa posição como um importante elo econômico e de mobilidade para o Paraná”, destaca o gestor.

O Aeroporto Internacional Afonso Pena foi fundado em 1944 e está está localizado em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. Atende Curitiba e Região Metropolitana com voos nacionais e internacionais. E desde março de 2022 está sob administração da Motiva, que é a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, com atuação em Rodovias, Trilhos e Aeroportos.

Recentemente, inclusive, o Afonso Pena recebeu o prêmio Aviação + Brasil 2024. O reconhecimento, concedido aos principais operadores do setor aéreo, destacou o terminal paranaense como o Melhor Aeroporto do Brasil na categoria de movimentação entre 5 e 10 milhões de passageiros anuais.

Em 2024, o Aeroporto Afonso Pena registrou um fluxo de 5.570.600 passageiros em voos regulares. Deste total, 3,7% (205.586 passageiros) corresponderam a voos internacionais, enquanto 96,3% (5.365.014 passageiros) foram de voos domésticos.