aeroporto
Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Roberto Dziura Jr/AEN

Os dois aeroportos internacionais do Paraná, o Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e o de Foz do Iguaçu, registraram alta no movimento de passageiros no primeiro semestre deste ano.

De janeiro a junho foram mais de quatro milhões de passageiros, um aumento de 18,2% na comparação com o mesmo período do último ano. Foram aproximadamente 40 mil operações de embarque e desembarque nos aeroportos paranaenses.

As informações são da Motiva, concessionária que administra ambos os terminais no Estado.

Apenas o Aeroporto Afonso Pena foi responsável pelo atendimento de cerca de três milhões de passageiros, entre as mais de 31 mil operações.

O número representa um aumento de 7,2% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados pouco mais de 2.7 milhões de passageiros.

Já o Aeroporto da Terra das Cataratas recebeu mais de 1 milhão de passageiros em cerca de 9 mil embarques e desembarques. Consolidou um aumento de 11% na movimentação em relação ao mesmo período de 2024, quando 971.295 passageiros passaram pelo terminal.

“Esse número representa um aumento na nossa movimentação, aproximando o Aeroporto da Terra das Cataratas dos números registrados pré-pandemia, mostrando uma tendência muito positiva do setor aéreo paranaense”, disse Vinicius Bueno, gerente do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.