Os dois aeroportos internacionais do Paraná, o Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e o de Foz do Iguaçu, registraram alta no movimento de passageiros no primeiro semestre deste ano.
De janeiro a junho foram mais de quatro milhões de passageiros, um aumento de 18,2% na comparação com o mesmo período do último ano. Foram aproximadamente 40 mil operações de embarque e desembarque nos aeroportos paranaenses.
As informações são da Motiva, concessionária que administra ambos os terminais no Estado.
Apenas o Aeroporto Afonso Pena foi responsável pelo atendimento de cerca de três milhões de passageiros, entre as mais de 31 mil operações.
O número representa um aumento de 7,2% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados pouco mais de 2.7 milhões de passageiros.
Já o Aeroporto da Terra das Cataratas recebeu mais de 1 milhão de passageiros em cerca de 9 mil embarques e desembarques. Consolidou um aumento de 11% na movimentação em relação ao mesmo período de 2024, quando 971.295 passageiros passaram pelo terminal.
“Esse número representa um aumento na nossa movimentação, aproximando o Aeroporto da Terra das Cataratas dos números registrados pré-pandemia, mostrando uma tendência muito positiva do setor aéreo paranaense”, disse Vinicius Bueno, gerente do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
Aeroportos internacionais do Paraná registram grande alta no movimento

Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Roberto Dziura Jr/AEN