Diz a lenda que curitibano adora filas. É fila no restaurante, no cinema, na balada, no bar, no supermercado… Fila que não tem fim. Entretanto, quem já perde 1/3 da vida dormindo e todo ano desperdiça cerca de 21 dias e 16 horas no trânsito (dados do IBGE) não pode se dar ao luxo de perder ainda mais tempo esperando a fila andar e vendo a vida passar.
E foi pensando em você, que é curitibano, não adora filas  e não quer (e não pode!) perder tempo que o Bem Paraná fez o levantamento a seguir, listando os horários de maior e menor movimento em estabelecimentos que são cenários comuns no dia a dia de quem mora na cidade de muitos pinheiros. Assim é possível economizar pelo menos um pouco de tempo nos afazeres do dia a dia para se dedicar à família, aos amigos, à leitura de um livro… Enfim, ao que você quiser e achar mais proveitoso e prazeroso que ficar esperando de pé em algum lugar.
Afinal, como diria o político e escritor inglês Philip Chesterfield e o francês Jean de La Bruyère, a mais lamentável de todas as perdas é a perda do tempo e aqueles que gastam mal o seu tempo são os primeiros a queixar-se da sua brevidade. E ninguém quer esperar  a morte bater na porta para descobrir que a vida passsou…

Pronto-socorro
Verdade seja dita, a rotina de hospital costuma ser uma loucura todos os dias. Além disso, os horários de maior e menor movimento podem variar de pronto-socorro para pronto-socorro. No Hospital Pequeno Príncipe, por exemplo, o horário de menor movimento se concentra de manhã até o começo da tarde. Por outro lado, a partir das 17 horas, que é quando os jovens estão saindo da escola, o número de pacientes aumenta consideravelmente. No Hospital Evangélico, o horário de pico durante é semana é registrado entre as 11h e as 15h, quando os pacientes que estão internados recebem visitas. Já no final de semana, somente com muita sorte para conseguir chegar ao hospital e não ter de esperar um tempo pelo atendimento, já que o movimento é grande.

Melhor hora 10:00
Pior hora 17:00

Pior dia  da semana
Sábado e domingo


Tomar ônibus

Pegar ônibus é um drama na vida de muito trabalhador e estudante, que precisa encarar ônibus lotados, fazer longas viagens de pé e, as vezes, ter de suportar a fedentina alheia. Segundo a Urbs, os horários de pico durante a semana são registrados entre as 7h15 e as 7h45 e entre as 18h15 e 18h45, horário em que muitas pessoas entram e/ou saem do trabalho ou da aula. No horário de pico da manhã são mais de 36 mil passageiros utilizando o transporte coletivo, enquanto no período da tarde o número chega a 40 mil passageiros. Por outro lado, os horários com menor movimento nos terminais e com menor lotação dos ônibus é depois das 9h e depois das 19h, quando o fluxo é de cerca de 18 mil passageiros. Já os dias mais “cheios” no período da manhã são quarta e sexta-feira, enquanto a segunda-feira costuma ser mais tranquila. Já no período da tarde, os dias mais movimentados são terça e quinta-feira, enquanto a sexta-feira registra o menor movimento.

Melhor hora 9:00

Pior hora 18:30

Melhor dia da semana
Segunda e sexta

Pior dia da semana
Terça e quinta


Ida a bancos
Encarar fila de banco sempre é uma dor de cabeça. Não é raro, inclusive, ver clientes reclamando que passaram mais de uma hora numa agência, apesar de existir no Paraná uma lei que prevê um limite de espera de 20 minutos para os clientes nas filas de bancos. Por isso, é sempre importante saber quais são os dias com maior movimento nas instituições bancárias para se evitar maiores transtornos. Os dias de maior movimento estão no começo do mês, quando sai o salário e aparecem as contas a serem pagas. Especificamente o 1º dia útil do mês, o 5º dia útil e o dia 10 (se cair no final de semana, o dia útil anterior). Os  horários de maior movimento são das 10h às 10h40, das 12h30 às 14h e das 15h30 às 16h. Se você quiser “fugir” das filas, uma boa opção é ir depois das 10h40 ou depois das 14 horas. Melhror ainda seria poder ir à agência apenas na segunda quinzena de cada mês, mas ainda assim evitando a hora do almoço.

Melhor hora 10:40
Pior hora 12:30

Melhor dia da semana
Segunda quinzena


Ida ao cinema
Pegar um cineminha com a namorada ou os amigos é sempre bom. Mas ainda melhor quando não temos de encarar fila. E os melhores dias (e os melhores preços) você irá encontrar de segunda a sexta-feira, no período da tarde (até por volta das 18h). Entretanto, fique atento para as promoções oferecidas pelos cinemas. No Shopping Curitiba, por exemplo, as terças e quintas-feiras costumam ser com alto movimento por conta das promoções Terça Mais Cinema e a Quinta do Beijo. Outra opção para evitar filas (mas não as sessões lotadas), se você for em algum cinema da rede Cinemark, é utilizar os totens de autoatendimento e venda pela Internet ou pelos aplicativos da plataforma mobile. Por outro lado, sábado e domingo é dia de pico, especialmente no período da noite — se chover, lota de tarde também).

Melhor hora 13:45
Pior hora 19:00

Melhor dia da semana
Segunda a quarta

Pior dia da semana
Sábado e domingo


Trânsito na cidade
A cada dia que passa, o trânsito fica mais inchado, os congestionamentos mais constantes. Por isso, é sempre importante que o motorista procure fazer rotas alternativas e também evite os horários de pico, que segundo a Prefeitura de Curitiba se concentram entre as 7 e as 9 horas da manhã, quando as pessoas estão indo para o trabalho e há a entrada nas escolas, e entre as 17h e as 20h, quando os curitibanos estão saindo do trabalho, buscando os filhos após as aulas e voltando para casa após mais um dia de correria. Ainda segundo a Prefeitura, outro horário que costuma registrar alguns problemas no trânsito é entre as 11h e as 13h. Entretanto, o fluxo de veículos ainda é bem menor do que nos horários de pico. Horários tranquilos? Sim, de madrugada, que é quando não tem praticamente nada aberto.

Pior hora (I)  7:00
Pior hora (II) 17:00

Melhor dia da semana
Sábado e domingo

Pior dia da semana
Segunda a sexta


Ida ao shopping
Se você quiser dar um “rolezinho” nos shoppings da Capital sem ter de ficar desviando das pessoas, enfrentando filas na hora das compras ou ainda na hora de almoçar, é importante evitar o sábado. Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), o movimento nesse dia da semana é constante — e vai do horário de almoço até as 21h30. A data responde por 24% do faturamento dos shoppings em uma semana e por 21% de todo o movimento semanal. Os melhores dias para observar as vitrines e fazer umas “comprinhas” é de segunda a quinta-feira. No período da manhã, antes do meio-dia, é ainda melhor. Entretanto, tenha sempre em conta que, quanto mais próximo do fim de semana, maior é o movimento de pessoas passeando e comprando.

Melhor hora 11:00
Pior hora 13:00

Melhor dia da semana
Segunda feira

Pior dia da semana
Sábado


Pegar estrada
Viajar é sempre bom. Pegar estrada, porém, nem tanto. Mas há maneiras para de se evitar pegar trânsito e congestionamento. A melhor opção é viajar de madrugada, a partir da 1h — mas aí é sempre importante ressaltar que a programação é algo extremamente importante, já que o motorista precisa descansar durante o dia. Outra opção é encarar as rodovias na hora do almoço, entre as 12h e as 14h. Por outro lado, evite viajar nas sextas-feiras a partir das 17h, que é quando as pessoas já saíram do trabalho e estão pegando a estrada para aproveitar o final de semana na praia ou com a família no interior. Para se ter uma noção, na BR-376, o movimento no domingo, o dia mais tranquilo da semana, é de 20 mil veículos por dia. Já na sexta-feira, o dia de maior movimento, a média sobe para 29 mil veículos — uma diferença de 45% no fluxo. Os dados são da concessionária Rodonorte, que pegou como referência a saída de Curitiba para Ponta Grossa próximo ao Contorno Sul.

Melhor hora 12:00
Pior hora 17:00

Melhor dia da semana
Domingo

Pior dia da semana
Sexta-feira


Ida ao mercado
Ir no mercado já é chato. Se ainda for preciso encarar filas, ainda pior. Por isso, evite fazer as compras no final da tarde e começo da noite e nos sábados, que costumam ser movimentados o dia inteiro. Se chover, o domingo também pode ser um dia problemático, com a migração do público de praças e parques para shoppings e mercados. Já o dia mais tranquilo é bastante variável, já que depende, por exemplo, das promoções que casa estabelecimento oferece durante a semana (Dia da Carne, Dia da Verdura e etc). Ainda assim, o domingo de manhã é um ótimo horário (desde que não chova), assim como durante a semana um bom horário para fazer as compras é logo cedo, até as 10 horas.

Melhor hora 9:00
Pior hora 18:00

Melhor dia da semana
Domingo sem chuva

Pior dia da semana
Sábado