
Apesar do sol aparecer ao longo do dia desde o fim de semana em Curitiba, a previsão ainda é para temperaturas mínimas baixas nesta semana, especialmente entre a madrugada e o início da manhã. Com isso, a Prefeitura de Curitiba mantém o reforço nos serviços de abordagem social e acolhimento para pessoas em situação de rua.
As ações intensificadas seguem pelo menos até a madrugada de quinta-feira (10/7), caso se confirmem as temperaturas abaixo de 8ºC.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a mínima prevista para esta terça-feira (8/7) é de 5ºC, com sensação térmica de 4ºC.
Coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS) e pela Defesa Civil, a ação faz parte da Operação Inverno 2025, que começou em 15 de maio, para proteger a população em situação de rua durante os períodos de frio intenso.
Durante as ações intensificadas, a FAS mobiliza nove equipes extras para trabalhar entre 18h e 1h nas dez regionais da cidade. No total, são 19 equipes de abordagem social para atuar no serviço, durante o dia e noite.
“Temperaturas abaixo de 8ºC aumentam o risco de hipotermia e, por isso, nossas equipes estarão nas ruas para ofertar serviços, principalmente o acolhimento. Temos vagas para abrigar todos que precisarem”, destaca o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues.
Acolhimento com estrutura completa
Nos espaços de acolhimento da Prefeitura, as pessoas encontram um local seguro para dormir, alimentação, roupas limpas e espaço para higiene. Atualmente, Curitiba tem 1.640 vagas regulares e outras 83 emergenciais, sendo 80 para homens e três para mulheres, que podem ser ativadas em noites muito frias.
Ao todo, são 33 unidades de acolhimento, das quais 19 são voltadas exclusivamente para a população em situação de rua. Se necessário, a Prefeitura pode acionar o plano emergencial de acolhimento, com a abertura de abrigos provisórios em espaços públicos ou comunitários, conforme previsto no Plano de Contingência Municipal. A operação envolve dez secretarias municipais.
Serviço ativo 24 horas
O serviço de abordagem social em Curitiba funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e atende às solicitações feitas pela população por meio da Central 156 (telefone, site ou app Curitiba 156). Durante as noites frias, o trabalho também acontece por busca ativa, especialmente entre 18h e 1h, para garantir que mais pessoas estejam acolhidas antes da madrugada, quando as temperaturas costumam ser mais baixas.
A partir da 1h, quando termina o reforço, o atendimento continua sendo realizado pela Central de Encaminhamento Social (CES), que funciona de forma contínua, em toda a cidade.
Com o frio, a FAS também reforça as abordagens durante o dia, com o trabalho das equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). O objetivo é oferecer acolhimento e reduzir os chamados noturnos.
Como ajudar
A Prefeitura reforça o pedido de colaboração da população. Ao encontrar alguém em situação de rua, a orientação é ligar para a Central 156, acessar o site ou utilizar o aplicativo Curitiba 156 para acionar uma equipe de abordagem social.