tunas do parana
Tunas do Paraná/Divulgação

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) será redesenhada com o fim de um grande impasse sobre medição de terras. Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) aprovaram a alteração dos limites territoriais entre os municípios de Tunas do Paraná e Cerro Azul, ambos municípios da RMC.

Leia mais:

A aprovação foi nesta última terça, 30 de setembro. O projeto de lei 395/2025, de autoria da deputada Maria Victoria (PP), colocou fim a uma demanda histórica da comunidade de Tigre, onde vivem 900 pessoas.

O texto transfere ao município de Tunas do Paraná a comunidade, localizada hoje em Cerro Azul. A modificação dos limites atende uma antiga reivindicação dos moradores da região.

“O projeto de lei foi construído para assegurar segurança administrativa e jurídica às duas cidades e garantir serviços públicos de qualidade aos moradores do Tigre”, reforça Maria Victoria.

Alteração garante serviços públicos aos moradores da comunidade Tigre

Atualmente, cerca de 900 pessoas vivem na comunidade de Tigre e, por ser mais próximo da área urbana de Tunas do Paraná, utilizavam os serviços públicos tunenses. Com essa mudança, os moradores da região terão garantia de atendimento público pelo município de Tunas. Os repasses federais e estaduais, que garantem a qualidade dos serviços serão repassados a Tunas.

O prefeito de Tunas do Paraná, Marco Baldão (PP), acompanhou a votação e comemorou o resultado. Segundo ele, a administração de Tunas já atendia os moradores do Tigre há anos. No entanto, a ausência de amparo legal limitava a execução dos serviços como saúde, educação e assistência social.

“Agradeço todos que ajudaram nesse processo, as Câmaras de Vereadores das duas cidades, os prefeitos de Cerro Azul, os servidores e técnicos do IAT (Instituto Água e Terra) e da AMEP (Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná). Essa união permitirá um atendimento mais digno, respeitoso e eficiente à população do Tigre”, pontua o prefeito.

Acordo amigável entre municípios

O texto do projeto foi construído a partir de acordo firmado pelos municípios, respaldado por legislações específicas: a lei 994/2024, de Tunas do Paraná e o decreto legislativo 21/2024, de Cerro Azul.

O tema foi debatido também em audiência pública o dia 31 de agosto de 2024, com participação popular e transparência no processo de revisão dos limites. O processo contou com estudos técnicos conduzidos pelo IAT e pela AMEP, que prestaram assessoria especializada e garantiram a precisão das definições geográficas.

Tunas do Paraná

O último censo do IBGE apurou que a população de Tunas era de 6.219 habitantes, em 2022. A dessidade demográfica era de 9,3 habitantes por quilômetro quadrado. Em comparação com outros municípios do estado do Paraná, Tunas do Paraná estava entre os menores, na 262ª posição entre 399 municípios em termos de população e na 383ª posição em densidade demográfica.

A sede municipal de Tunas serviu de base para o acampamento do 5º Batalhão de Sapadores, entre os anos de 1930 e 1935, este ponto foi escolhido devido a sua posição estratégica. Nesta época iniciou-se a construção da BR-476, que foi projetada e implantada pelo 5º BT de Engenharia da CER1-M. Exército. Assim nasceu o município.

Atualmente Tunas do Paraná é um local que oferece opões de a atividades ao ar livre no Parque Estadual de Campinhos, Parque Municipal Gruta Do Bacaetava, Morro da Cruz, Vila dos Animais, Museu Municipal Cristovão Colombo, Casa do Colono Italiano Eugênio Mottin – Parque Municipal da Uva, Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e o Castello reale.

Cerro Azul

Em Cerro Azul, você pode desfrutar da natureza através de trilhas e cachoeiras, visitar o destaque do Parque Estadual do Monge, que inclui a famosa Pedra do Monge, ou ter vistas panorâmicas no Varadouro. A população de Cerro Azul (Paraná) era de 17.833 habitantes em 2020, segundo o IBGE

O município é um centro de turismo rural e de aventura, oferecendo atividades como rafting no Rio Ribeira e passeios de moto pela Rota da Princesa.

A cidade também é conhecida por sua gastronomia local, casarões históricos, alambiques familiares e a tradicional Festa Nacional da Ponkan, celebrada anualmente em junho. 

Natureza e Aventura

  • Parque Estadual do Monge: Explore a Pedra do Monge, aprecie a fauna e a flora locais e aventure-se na escalada, segundo o site Decolar. 
  • Trilhas e Cachoeiras: Há muitas opções para quem gosta de trilhas e cachoeiras na região, de acordo com o site TV Paraná Turismo. 
  • Varadouro: A aproximadamente meia hora do centro da cidade, você pode encontrar a Passarela do Varadouro, que oferece uma vista privilegiada do Rio Ribeira, de acordo com o site TV Paraná Turismo. 
  • Rafting: Aproveite a viagem para curtir o turismo rural e fazer rafting no Rio Ribeira. 
  • Rota da Princesa: Motociclistas e trilheiros podem percorrer a Rota da Princesa, uma via cheia de curvas e com uma ponte histórica que serve como ponto de referência, conforme o site YouTub