
Estudantes da Escola Municipal Iraci Miranda Kruger, em Guaratuba, participaram de uma oficina educativa promovida pelo Programa de Educação Patrimonial, vinculado à construção da nova Ponte de Guaratuba. A atividade aconteceu recentemente e teve como tema principal a pesca artesanal, prática tradicional que faz parte da identidade cultural e econômica das comunidades litorâneas do Paraná.
A ação envolveu alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, que puderam conhecer mais sobre a história da região por meio de uma oficina de manufatura cerâmica, inspirada nas técnicas utilizadas por antigos grupos pesqueiros e indígenas. A proposta foi aproximar os estudantes dos saberes tradicionais com uma vivência prática.
Segundo o arqueólogo e analista ambiental Pedro Procedino, que acompanha as obras da ponte, a atividade estimulou a observação e o reconhecimento de práticas ancestrais ligadas à cerâmica indígena, promovendo uma conexão entre o passado cultural e o presente das comunidades locais.
Ele explica que a construção da Ponte de Guaratuba engloba não apenas uma estrutura de obra física, mas também a consciência com a preservação do meio ambiente e com a história e cultura da comunidade.
“A Ponte de Guaratuba é uma obra que transforma o território, então ela precisa também reconhecer e respeitar o que já existe ali. A cultura local é viva, é feita pelas pessoas, e o trabalho arqueológico e patrimonial ajuda a garantir que essa história não seja apagada”, destaca Procedino.
“Quando falamos sobre cerâmica indígena, dos saberes tradicionais, modos de vida, como a pesca artesanal, estamos falando de uma herança que precisa ser compreendida e respeitada. Nosso trabalho é dar visibilidade a tudo isso dentro de um processo de desenvolvimento, que seja consciente e integrado com o meio e com a memória da região”, ressalta o profissional.
O Programa de Educação Patrimonial integra o conjunto de ações dos resultados arqueológicos e de valorização do patrimônio cultural local vinculados à obra da Ponte de Guaratuba. Ele é desenvolvido pelo Consórcio Nova Ponte. O principal objetivo é promover um processo contínuo de sensibilização e reconhecimento do patrimônio arqueológico e dos modos de vida tradicionais, por meio de ações educativas, participativas e integradoras.
O programa atua em dois eixos complementares: um voltado aos trabalhadores da obra e o outro direcionado à comunidade local, com ênfase nas escolas municipais do entorno da obra. Nessas instituições, são desenvolvidas oficinas educativas, exposições, aulas expositivas e vivências práticas.
“Ações como essas são essenciais para estabelecer uma ponte entre o passado e o presente, conectando os estudantes ao patrimônio cultural e ambiental. Quando uma criança molda uma vasilha de barro com as próprias mãos, ela não está apenas aprendendo uma técnica, mas também está entrando em conexão com uma história que é dela, enraizada no espaço em que vive. É uma forma de educação que sensibiliza, valoriza a diversidade cultural e transforma a maneira como a comunidade se percebe e se reconhece”, destaca o arqueólogo.
O programa visa, sobretudo, fortalecer os vínculos entre passado e presente, promovendo a valorização dos saberes tradicionais, já que a memória e relação com o meio ambiente permanecem vivas na região.
Ponte de Guaratuba
A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). Ela pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento, acessando a página www.pontedeguaratuba.pr.gov.br