00443822
Alunos da escolinha de esgrima da Praça Afonso Botelho brilham em torneio internacional. Foto: Divulgação

Alunos da escolinha de esgrima da Praça Afonso Botelho mais uma vez fizeram bonito e se destacaram no Torneio Internacional Mestre Buonafina, que aconteceu no último fim de semana na cidade de Lins, interior de São Paulo.  

Os jovens atletas proporcionaram duelos emocionantes nas categorias sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15 (esta última, também denominada Pré-Cadete). No total, 351 atletas disputaram as competições simultâneas e individuais. Foram 253 no Festival Infantil Mestre Buonafina e 98 no Torneio Nacional Sub-15.

Na modalidade Sabre, Manuela Hansen foi campeã categoria U9 e terceiro lugar categoria U11. Já Henrique Lopes garantiu o vice-campeonato na categoria U9 e também o 10º lugar Categoria U11. Mas as conquistas não pararam por aí, Isaac Oliveira também garantiu o bronze na categoria U9 e o 9° lugar categoria U11 e Igor Moraes ficou com terceiro lugar categoria U13 e 10° lugar categoria Pré-cadete.

Para o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr, os frutos do trabalho que começou em 2018, no Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho, estão aparecendo.

“Esses resultados obtidos por nossos pequenos atletas são os primeiros frutos que estamos colhendo.  Um grande trabalho é desenvolvido por nossos professores, em parceria com a Federação Paranaense de Esgrima e com o Instituto Mais Esporte, no Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho, e pode ter certeza que isso é apenas o início”, disse Pijak.

Além dos quatro curitibinhas que garantiram medalha, Gustavo Sertorio ficou com o 6° lugar na categoria U13 e 11° lugar na categoria pré cadete. Samuel Oliveira ficou em 9° na categoria Pré-cadete, Helena Damasio foi a 13ª na categoria Pré-cadete e Luana Baglioli ficou com a 15ª colocação também na categoria Pré-cadete.

Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho

Na capital nacional do esporte, o Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho, no Água Verde, é casa de um dos principais projetos de esgrima realizados no país, em uma parceria da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude com o Instituto Mais Esporte e com a Federação Paranaense de Esgrima. 

Primeiro Centro de Esporte e Lazer curitibano a incorporar o esporte, em 2018, possui uma sala criada especificamente preparada para a prática da esgrima com arma branca, máscara e roupa adequadas disponibilizadas gratuitamente, e atletas que se destacam em habilidade e força de vontade.