WhatsApp Image 2024-03-01 at 19.07.52
Protesto na Universidade Positivo (Crédito: Colaboração/Cibele Santos)

Alunos do Campus Ecoville da Universidade Positivo realizam em Curitiba nessa sexta-feira (dia 1º) um protesto contra a cobrança de estacionamento. Eles bloquearam a entrada do estacionamento, por volta das 18h20.

Clique aqui para ver vídeo do início da manifestação.

O perfil Morar em Curitiba no Instagram publicou um vídeo com bate-boca durante o protesto — clique aqui para ver.

A Universidade decidiu cobrar uma mensalidade dos estudantes para a utilização do estacionamento.

Segundo o grupo, foi enviado um ofício para a Polícia Militar informando sobre a manifestação e pedindo viatura para manutenção da ordem. “O protesto é pacífico, com o intuito de sermos ouvidos em nossa insatisfação com relação à cobrança de estacionamento”, diz o texto de convocação. “Veículos de emergência devem ter passagem livre (ambulância, bombeiros e polícia). Passagem de pedestres está liberada”, explica o manifesto.

WhatsApp-Image-2024-03-01-at-19.07.52-1
Alunos da Universidade Positivo protestam contra cobrança de estacionamento (Crédito: Colaboração/Cibele Santos)

O grupo pretende encerrar o protesto por volta das 21 horas. A Universidade Positivo fica na rua Professor Pedro Viriato Parigo de Souza, no Ecoville.

A Universidade Positivo divulgou nota sobre a manifestação. Veja:

“A Universidade entende que toda manifestação da comunidade é legítima, desde que ocorra de forma pacífica, civilizada e sem impedir o direito do próximo de ir e vir, pois no campus há áreas destinadas a serviços essenciais, como as clínicas de atendimento de saúde, circulação de transporte público, entre outros.

Salienta, ainda, que toda e qualquer incitação ou apologia à violência será imediatamente reportada às autoridades para averiguação e providências, visando sempre preservar a integridade de todos que transitam no campus.

A Instituição ressalta que está sempre aberta ao diálogo e atenta às sugestões dos alunos, disponibilizando-se para reuniões entre representantes e a Reitoria, como a já realizada em 15/02 com os centros acadêmicos, na qual todos os pontos foram esclarecidos. Essa decisão visa a oferecer uma melhor experiência no serviço de estacionamento do campus Ecoville para quem frequenta a Universidade, e para isso conta com uma nova operação nesse serviço, gerenciado pela Estapar, maior empresa de estacionamentos do Brasil, que refletirá em diversas melhorias e benefícios, como: seguro, câmeras de segurança, ronda permanente, serviço de SOS e guincho e opções para carregamento elétrico.

A Universidade segue à disposição dos estudantes para esclarecimentos por meio dos canais oficiais de atendimento.”