Com a chegada oficial do inverno na sexta-feira (20), o Zoológico Municipal de Curitiba já adaptou o cardápio dos animais às baixas temperaturas, incluindo itens como pinhão, milho cozido e castanhas em maior quantidade.
Primatas em geral e o urso são os que mais aceitam as iguarias preparadas para enfrentar os dias frios. Eles comem pão quente com mel, bolinho assado de carne e até uma deliciosa polenta com frango.
“Para o inverno a gente aumenta a proporção de alimentos termogênicos para facilitar a produção de energia”, explica Grubhofer, chefe de Nutrição do Zoo.
No balanço final, esse é o objetivo dos animais, igual é o dos humanos: se aquecer. Principalmente para animais homeotérmicos (de sangue quente, como se diz), a energia calórica necessária para manutenção da temperatura corporal é conseguida pela queima dos alimentos.
Mesa farta
Todos os dias, aproximadamente 1.700 quilos de alimentos são servidos aos cerca de 1.800 moradores do Zoo. Grubhofer conta que são em torno de 500 a 600 quilos de forrageiras; de 800 a 1.000 quilos de hortifrútis, rações e cereais; e mais ou menos uns 100 quilos de carnes, peixes, ovos e presas.
Entre 8h30 e 15h30, todos os dias, as refeições saem da cozinha para os recintos. Missão para 48 funcionários do Zoo envolvidos nessa tarefa.
Os animais pequenos, explica o zootecnista, são os primeiros a serem alimentados porque têm menor capacidade de armazenamento corporal. E eles comem mais vezes. Segundo Grubhofer, alguns animais comem uma vez por dia, enquanto outros fazem quatro refeições.
Mesmo fazendo quatro refeições por dia, os pequenos animais comem um volume que não passa nem perto do que é ingerido pelos bons de garfo do Zoo. Grubhofer conta que o sagui, por exemplo, come menos de 100 gramas de alimentos por dia. Já o hipopótamo come, diariamente, mais de 50 quilos.
A dieta do sagui tem batata-doce, castanha, ração, papa de frutas, tenébrios (larva de besouro), manga, banana e suplementos. Já o hipopótamo come ração, cenoura, batata, escarola, abóbora, feno e capim.
Zoológico Municipal de Curitiba
Rua João Miqueletto, 1.500 – Alto Boqueirão
Horário: terça a domingo, das 10h às 16h
Entrada gratuita